quinta-feira, 27 de novembro de 2008

História do Brasil em Quadrinhos ensina de forma fácil e divertida

Nova publicação da Editora Europa ajuda leitores em idade escolar a entender os principais fatos que levaram à Independência do Brasil

Em sua estréia no segmento editorial de quadrinhos, a Editora Europa – que publica a revista Mundo dos Super-Heróis, entre outras – investe numa obra com cunho didático e que revisita, de forma leve e divertida, o conteúdo apresentado nas salas de aula.

Pouca gente lembra – ou sabe – que o grito de Independência dado por Dom Pedro I às margens do Ipiranga, em 1822, teve sua origem muitos anos antes, na distante Europa, quando a ambição de Napoleão forçou a fuga da família real portuguesa para a então colônia do Brasil e mudou para sempre a nossa história.

História do Brasil em Quadrinhos apresenta o encadeamento de todos estes fatos históricos de forma simples e descontraída. No livro aparecem os detalhes da chegada da família real ao Brasil, o Dia do Fico e a Independência de nosso País. “Claro que essas situações tinham enorme complexidade, mas sintetizadas aos seus planos essenciais, com belas imagens e textos enxutos, funcionam melhor no ensino, na compreensão e na memorização do que efetivamente importa no estudo da História”, diz Roberto Araújo, diretor-editorial da Editora Europa.

Toda a história é contada pelo professor Daguerre a três crianças que se desgarram da excursão escolar no Museu do Ipiranga, em São Paulo: Marcelo, Catarina e Gustavo. A pressão sofrida por Portugal para aliar-se a Napoleão, a elevação da antiga colônia a Reino Unido, a Inconfidência Mineira, a entrada de D. Pedro na política, o grito do Ipiranga... Tudo passa pela prosa do professor, num encontro que vai mudar a visão daquelas crianças a respeito dos estudos e até mesmo do lugar onde se encontram.

A obra foi desenvolvida pelo núcleo da revista Mundo dos Super-Heróis, do editor Manoel de Souza em parceria com Edson Rossatto (pesquisa histórica e argumento), Jota Silvestre (roteiro); Laudo (desenhos); Celso Kodama (esboços); Omar Viñole (cores) e André Morelli (assistente de edição).

A revista traz, ainda, um apêndice com testes de múltipla escolha sobre o conteúdo apresentado e outro com as referências artísticas utilizadas ao longo da narrativa.

História do Brasil em Quadrinhos pode ser encontrada até o dia 05 de janeiro nas bancas de jornal de São Paulo e Rio de Janeiro. Depois o livro será recolhido e redistribuído para os outros estados do Brasil. Quem preferir, pode adquirir a publicação nas grandes livrarias ou na própria Editora Europa pelos telefones 0800-55-7667 ou (11) 3038-5050, ou pelo site http://www.editoraeuropa.com.br/.

A Editora Europa é uma das maiores empresas brasileiras na área de revistas e livros. Em seus mais de 20 anos, lançou diversas revistas líderes em seus segmentos, como Natureza, CD-ROM, Playstation, Fotografe Melhor e outros. Hoje conta com 15 títulos mensais e alguns bimestrais. Também é a editora da revista Mundo dos Super-Heróis, ganhadora de dois troféus HQ Mix como “Melhor Publicação sobre Quadrinhos” do Brasil.


SERVIÇO:
História do Brasil em Quadrinhos
Autores: Edson Rossatto, Jota Silvestre, Laudo, Celso Kodama e Omar Viñole.
Formato: 16 x 23 cm
68 páginas
Capa e miolo coloridos
Preço de capa: R$ 19,90 (no site o livro é vendido com desconto)

2 comentários:

Anônimo disse...

Jota! Jota!!!

Casa de Ferreiro espeto de pau?

Coloca um link fixo desta matéria no início do blog :p

Gostaria de saber para que idade a obra é recomendada

Bj!

Ana Cranes

Jota Silvestre disse...

Oi, Ana!

Podexá, vou colocar. É que sempre tem notícia da HQ no blog.

A história foi escrita pensando num público de 9 a 12 anos, mais ou menos.

Bjo!