sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

TFG propõe literatura brasileira em quadrinhos

O Trabalho Final de Graduação (TFG) de dois alunos do curso de Design da Universidade Bandeirante, em Osasco, região da Grande São Paulo, parte de um levantamento com adolescentes entre 13 e 20 anos que consideram a literatura clássica brasileira “cansativa”, “confusa” e “pouco empolgante”.

No mesmo levantamento, os jovens apontam como solução para tornar esta leitura mais agradável: aumentar seu dinamismo, atualizar a linguagem para os jovens e inserir figuras.

A conclusão de Bruno Ferrer e Roberto Toshio Mine Jr. foi propor a adaptação dos clássicos da literatura nacional para uma história em quadrinhos.

A idéia é promover um primeiro contato dos jovens com estes livros e despertar neles o interesse pela leitura das obras originais.

O desenvolvimento dos personagens adotou o estilo mangá, apontado como preferido pelos entrevistados. A obra selecionada para o TFG foi “O Ateneu” de Raul Pompéia, obra do Realismo publicada pela primeira vez há exatos 120 anos.

Diferente de “O Alienista”, obra de Machado de Assis transposta para os quadrinhos por Fábio Moon e Gabriel Bá, B. Ferrer e Mine Jr. propõem não só o uso da narrativa seqüencial, mas também a adaptação da linguagem e da trama para os dias atuais.

O resultado final acabou ficando com cara de livro ilustrado. Mas já é um bom começo e tem tudo para se transformar numa HQ propriamente dita.

Quem quiser mais detalhes sobre o projeto pode entrar em contato com Mine Jr. pelo e-mail rm.ronin@gmail.com

Um comentário:

Ricardo Quartim disse...

Interesantíssima a idéia de trabalhar com esse tipo de obra direcionada ao ensino! Muitas obras da literatura foram já adaptadas para essa mídia , mas não com esse fim direcionado específicamente para as escolas! Uma excelente adaptação recente é supreendentemente feita por Marcatti, autor undergroud que ficou marcado pelos quadrinhos escatológicos que faz!Ele adaptou "A RELÍQUIA" de Eça de Queiroz e fêz um trabalho de primeira qualidade com um grande capricho visual e na adaptação do texto!
Vejam:
http://quadro-magico.blogspot.com/2007/04/literatura-em-quadrinhos-marcatti.html