sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

30 de janeiro: Dia do Quadrinho Nacional!

A data foi instituída em 1984 pela Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo.

É uma homenagem àquela que é considerada a primeira HQ publicada no Brasil: As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de uma Viagem à Corte, de Ângelo Agostini, publicada no jornal Vida Fluminense a partir de 30 de janeiro de 1869.


Anos mais tarde, Ângelo Agostini ajudou a criar a primeira revista brasileira a trazer histórias em quadrinhos, O Tico-Tico, e, hoje, é nome de um tradicional prêmio do mercado brasileiro.

Por conta da comemoração desta data, acontecem hoje e no final de semana vários eventos do quadrinho nacional. Veja alguns:

Hoje:
Loja Comix e Quarto Mundo:
bate papo e autógrafos a partir das 18h (Alameda Jaú, 1998 - Cerqueira César - São Paulo)

Inauguração da sala da Associação dos Quadrinhistas de Londrina: bate-papo com Eloyr Pacheco e Carlos Nascimento (Revistaria Odisséia - Av. Senador Souza Naves, 307 – Centro - Londrina), a partir de 19h

Amanhã:
Jornada de Quadrinhos: Livraria Cultura e o coletivo Dínamo Estúdio produzem e interagem com o público durante oito horas ((Av. Tulio de Rose, 80 - Porto Alegre/RS), a partir das 14h.

(Quem souber de mais algum evento, por favor envie um e-mail para ser divulgado aqui).

Parabéns a todos quadrinhistas brasileiros, que continuam batalhando em um mercado que insiste em lhes dar as costas.

2 comentários:

Anônimo disse...

Um descontinho é sempre bom.

Tarsis Salvatore disse...

As HQs nacionais ainda percisam melhora mas estão crescendo. É um bom indicativo. Quem adotar o profissionalismo como cartilha, chega lá. Abs!