quinta-feira, 5 de março de 2009

Artigo: “A Piada Mortal” e “Coringa”, a cabeça e a cauda

Jota Silvestre

Por conta do enorme sucesso de Batman TDK – e mais ainda por tudo que envolveu Heath Ledger, da morte repentina à conquista póstuma do Oscar – a DC, nos Estados Unidos, e a Panini, no Brasil, promoveram o relançamento de A Piada Mortal (The Killing Joke, Alan Moore e Brian Bolland, 1988) e o lançamento de Coringa (The Joker, Brian Azzarello e Lee Bermejo, 2008).

Não são só o oportunismo e a edição luxuosa que unem as duas obras.

É, obviamente, seu protagonista; e, também, a violência.

Em A Piada Mortal, o Coringa aleija e supostamente estupra Barbara Gordon; tortura física e psicologicamente o Comissário Gordon. Em Coringa, o insano vilão quer reconquistar “sua” cidade depois de uma temporada no Asilo Arkham e, para isso, banha o submundo do Gotham City com sangue.

As semelhanças terminam aí.

Não são só os 20 anos de diferença que separam as duas obras. A Piada Mortal integrou o “movimento” que deu início a uma nova Era dos Quadrinhos em meados dos anos 80.

Fazem parte deste movimento, entre outras HQs, Cavaleiro das Trevas, Batman: Ano 1, Ronin e Elektra Assassina, de Frank Miller; Watchmen e V de Vingança, de Alan Moore; a Mulher-Maravilha de George Pérez; o Superman, de John Byrne... Fazem parte deste movimento, entre outras características, heróis mais “humanos”, maior aprofundamento psicológico, “realismo” e experiências narrativas até então inéditas ou desconhecidas pelo grande público.

Se A Piada Mortal faz parte do início de uma Era, Coringa está no extremo oposto. A cabeça e a cauda. O início e o fim.

A HQ de Azzarello e Bermejo representa os estertores de um tipo de história que vem se repetindo e se consumindo em sua própria antropofagia. É o reflexo de anos de cópias mal feitas e exageradas daquelas histórias que inauguraram a nova Era e lhes serviram de inspiração.

Em Coringa, a violência não está a serviço da história. Para ressaltar artificialmente a maldade do protagonista, os demais vilões são ridicularizados: Pinguim é um velhote cagão; Duas-Caras, um bandido inseguro; Charada; um moleque drogado; Crocodilo, um crioulo acéfalo. A história é narrada em primeira pessoa por um ladrão de galinhas raso como um pires.

Em tempo: espero, de verdade, que o visual a la Heath Ledger pare por aqui.

Por uma questão de justiça, é preciso dizer que Coringa não é o maior expoente deste “sinal dos tempos”. Até o presente momento, este título pertence a All-Star Batman, de Frank Miller. O mesmo Miller que participou dos primórdios da atual Era dos Quadrinhos criou uma paródia de sua própria obra em que parece querer atropelar a ordem natural das coisas e antecipar o final deste ciclo, que virá mais dia menos dia. Alguns dizem que é proposital; tenho minhas dúvidas.

Curiosamente, a HQ que parece sinalizar o futuro dos quadrinhos pertence ao mesmo “selo”: All-Star Superman. Se meu raciocínio estiver correto, as histórias do próximo ciclo dos quadrinhos tendem a revisitar os clássicos e resgatar aquela inocência despretensiosa da Era de Prata. Os desenhos serão estilizados; simples sem ser caricatos.

Em outra mídia, o desenho animado Batman: The Brave and The Bold parece reforçar minha teoria. Mas até que este futuro chegue, temo que teremos que conviver por mais alguns anos com HQs como Coringa...

9 comentários:

Gian Danton/Ivan Carlo disse...

Sempre achei Brian Azzarello uma enganação, assim como o Brian Michael Bendis. Diálogos ¨bacanas¨e pouca história... que saudades dos bons tempos em que uma HQ tinha que ter trama...

Jota Silvestre disse...

Concordo em termos, Gian. O Bendis tem bons trabalhos, como Vingadores - A Queda e os Novos Vingadores. Mas aí é questão de gosto...

Anônimo disse...

Não me lembro de cabeça de grande trabalhos do Brian Azzarello. Concordo que a "tendência" dos quadrinhos deve ser menos porrada e mais trama, mas ainda é cedo para ver quem vai puxar essa fila de fato. E depois a inocência nos quadrinhos jamais voltará nos moldes da era de prata por exemplo.

Eu aguardaria mais um pouco. É interessante fazer um exercício de olhar no "underground" e ver o que eles estão fazendo de sucesso por lá. Abs!

Anônimo disse...

Concordo com o lance da estória que é meia boca, mas não quanto ao visual do Coringa estilo "Heath Ledger". Acho muito louco. Isso deviam manter é bem mais legal ele tipo psico, parece mais real. <>s

Jota Silvestre disse...

Questão de gosto, Caio. Antes de assistir ao filme, cheguei a questionar o visual do Ledger. Ok, admito, acabou funcionando. Mas não gostaria de ver este visual perpetuado nas HQs; ainda prefiro o vilão clássico.

Anônimo disse...

Estou no começo de 100 balas e não tive aquela sensação "vem coisa boa por aí" como senti em Preacher e em Y: The Last Man.
Poxa... O que o pessoal têm contra o Demolidor?
Frank Miller já fazia nele o que tempos depois ele fez em Batman o Cavaleiro das Trevas e Ano 1.
E concordo com J. Silvestre... O Bendis manda bem, mas quando ele tem controle sobre a história que está contando.

Jota Silvestre disse...

O que o pessoal tem contra o Demolidor eu não sei; eu gosto muuuuito do personagem, tanto as histórias clássicas quanto a fase do Miller (excepcional!) e a atual, que está bem bacana.

Anônimo disse...

Putz... A atual de Brubaker né?
Acompanhei toda a saga do Bendis, mas a Panini cancelou a revista quando Brubaker entrou... =/
Me perdi... (e estou perdendo, pois comecei a ler Criminal e gostei do que li).
Vamos esperar pelo encadernado!

Allan Constante disse...

CAraca Gian DAnton!

O Bendis é um grande roteirista! Sua participação em Demolidor, Aranha Ultimate, ALias e Vingadores provam isso!

Já o Azzarelo...Bem...Realmente, tirando 100 balas (que é fodastica) ele pisa na bola de vez em quando!

http://constantepoetica.blogspot.com/