domingo, 31 de maio de 2009

Chris Claremont de volta aos X-Men

Dezoito anos depois de deixar o título mais rentável da Marvel, o responsável por um dos melhores períodos dos heróis mutantes nos quadrinhos está de volta ao grupo que o consagrou.

Neste mês, chega às bancas americanas X-Men: Forever #1, com histórias escritas por Chris Claremont e arte de Tom Grummett. ´

O retorno vai funcionar como uma viagem no tempo. Isso mesmo: Claremont vai retomar a cronologia dos X-Men no ponto em que a deixou, em 1991.

Ao que tudo indica, não se trata de um “One More Day” mutante, já que o grupo continua com suas revistas de linha atuais. E nem será uma linha temporária alternativa, pois Claremont fez questão de deixar claro em entrevistas que as histórias de X-Men: Forever se passam em 2009!

Se por um lado a Marvel está dando um nó na já confusa cronologia mutante, por outro é uma chance de os leitores daquela época apagarem, por sua conta, tudo de errado que aconteceu com os X-Men em quase duas décadas.

E que ponto é esse que Claremont vai retomar? O último acontecimento foi a suposta morte de Magneto no Asteróide M causada por seu Acólito Fabien Cortez. X-Men: Forever começa com os X-Men saindo na captura de Cortez com Nick Fury e a SHIELD na cola deles, uma vez que o conflito entre humanos e mutantes chegou a um ponto insuportável.

Pelo preview divulgado esta semana pela Marvel, é possível notar que aquele clima de início dos anos 90 está de volta, seja no estilo dos desenhos, na formação da equipe e em seus uniformes.

Claremont também cometeu seus erros nos últimos anos e talvez esse X-Men: Forever seja uma forma de redimir tanto o criador quanto seus personagens. Quando este material chegar por aqui, se chegar, poderemos conferir se tudo não passou de uma boa, porém confusa, intenção.

Um comentário:

Pondexter disse...

Fosse bacana se o John Byrne viesse no pacote! Ô época que dá saudade! Muita saudade!