quinta-feira, 7 de maio de 2009

HQMix anuncia indicados e mudanças

A Editora Europa concorre este ano em duas categorias: Adaptação para os Quadrinhos, com o livro História do Brasil em Quadrinhos, e Mídia sobre Quadrinhos, com a revista Mundo dos Super-Heróis, que já faturou o troféu em 2007 e 2008.

A edição deste ano do prêmio vem com várias mudanças – notadamente a redução do número de categorias e a reestruturação de algumas delas – para, segundo os organizadores, atender “uma exigência da evolução do mercado editorial nacional e colocar a marca do Troféu HQMIX como referência de tendências”.

Foram eliminadas as categorias Desenho Animado, Ilustrador de Livro Infantil, Projeto Gráfico, Site de Autor e Blog/Flog de Autor. Outras - Quadrinho Independente de Bolso, Publicação de Quadrinho de Terror, Publicação de Minissérie, Blog de Quadrinhos, Site de Quadrinhos, Revista sobre Quadrinhos e Álbum de Aventura – foram incorporadas a categorias similares que, deste modo, tornaram-se mais abrangentes.

Mais uma novidade é que algumas categorias antes submetidas à votação aberta agora terão os vencedores escolhidos por uma Comissão Especial, algumas delas mediante inscrição. São elas: Chargista, Caricaturista, Cartunista, Articulista de Quadrinhos, Exposição de Quadrinhos, Eventos de Quadrinhos e Salão e Festival de Quadrinhos/Humor Gráfico.

Os vencedores das categorias sujeitas à votação serão escolhidos por dois mil profissionais durante o mês de maio. A cerimônia de entrega do Troféu HQMix 2009 está marcada para 7 de agosto, no Sesc Pompéia, em São Paulo.

Este ano, a estatueta do troféu será a personagem Mirza, a Mulher Vampiro, em homenagem ao quadrinhista Eugenio Colonnese, falecido em setembro passado aos 79 anos. O HQMix é coordenado pela ACB – Associação dos Cartunistas do Brasil e IMAG – Instituto Memorial das Artes Gráficas do Brasil.

Para mais detalhes sobre as novidades do HQMix 2009, clique aqui.
Para ver a lista completa de indicados, clique aqui.

8 comentários:

Eduardo Mutante X disse...

Pô, Jota, agora que o Papo de Quadrinho poderia entrar na categoria "melhor site de quadrinhos" eles tiram a categoria? Não dá pra ser feliz desse jeito...

:-P

Jota Silvestre disse...

Não tem nada, não. Já estou concorrendo indiretamente pela Mundo dos Super-Heróis e da História do Brasil em Quadrinhos. Já é motivo de sobra para me deixar orgulhoso.

Abs!

Vini disse...

O importante é lembrar que no site do HQMix tem a listagem completa dos concorrentes.
Digo isso não só pq meu nome tá lá nas indicações de desenhista revelação e roteirista revelação, mas pq tem muita gente concorrendo que vale a pena ter crédito!!!
Boa sorte, Jota!

JAL disse...

Só para lembrar à todos,os votantes poderão escolher qualquer outro nome para as indicações, além das sete que a Comissão Organizadora escolheu. Portanto o site Papo de Quadrinhos está concorrendo ao prêmio de mídia, sim.
Estamos procurando informar aos votantes que é necessária uma pesquisa para ser mais justo com toda essa grande produção dos batalhadores da área.
Ano que vem teremos mais novidades ainda.

Abs
JAL

Jota Silvestre disse...

Fala, Vini! Com certeza tem muita gente boa na lista. Só não coloquei inteira aqui para não deixar a nota loooonga demais! Boa sorte para vc tb!

Jota Silvestre disse...

Fala, JAL! Obrigado pelo incentivo e pela visita ao blog. Sucesso no evento. Se Deus quiser, estarei lá!

Abs!

Anônimo disse...

Jota, acho essa premiação tendenciosa. Coisa de panelinha desses invejosos do "universo das hqs" que só enumeram aqueles que eles querem. Essa de poder votar em qualquer outra opção que não está ali marcada na cédula, é desculpa pra boi dormir. Os votantes dificilmente votam em um nome que não está relacionado. Deixaram nomes importantíssimos de fora na votação deste ano. E ainda tiraram várias castegorias que são realmente de quadrinhos, deixando outras nada a ver com a premiação. É escancarada a rivalidade entre os organizadores dessas premiações (HQMix, Angelo Agostine e Bigorna). Pode reparar que quem é premiado numa delas, não fatura nas outras, com raríssimas exceções, que nada têm a ver com a capacidade do autor ou a qualidade da obra, antes sim, por politicagem e interesse.

Carlos

Jota Silvestre disse...

Carlos,
pouco ou nada sei dos bastidores destas premiações. O que posso dizer é que concordo com algumas mudanças implementadas e discordo de outras. Mas acredito de verdade que os organizadores estão tentando fazer o melhor.

Abs!