sexta-feira, 24 de julho de 2009

Dossiê do Capitão América na Mundo dos Super-Heróis 17

Com notícias do herói americano pipocando por todo o mundo em razão de seu recente retorno da morte, a revista Mundo dos Super-Heróis, que chega às bancas do Rio de Janeiro e São Paulo dia 27, traz uma matéria de 24 páginas contando sua origem durante a Segunda Guerra Mundial, o mal sucedido retorno na década de 50, a volta triunfal pelas mãos de Stan Lee e Jack Kirby nos anos 60 e as várias fases do herói até os dias de hoje.

A belíssima capa (ao lado) é de Felipe Massafera. A revista conta um pouco dos bastidores da criação e ainda presenteia os leitores com um pôster.

Minha matéria: Monstro do Pântano de A a Z: essa deu trabalho. O mais triste foi perceber que e melhor fase do personagem foi justamente aquela que eu já conhecia, escrita por Alan Moore. Rick Veitch, seu sucessor, até que segurou a onda e as primeiras histórias, de Lein Wein e Bernie Wrightson, também são boas. O restante é bastante questionável...

Esta edição traz também uma matéria de oito páginas sobre o Tarzan, escrita por meu amigo e colaborador eventual Ricardo Quartim, e a estreia da seção Homem Cronologia, nosso consultor secreto que responde as perguntas mais difíceis dos leitores.

Éder Pegoraro continua mandando muito bem na seção Retrô TV, que este mês – no embalo da estreia do segundo filme da franquia – faz uma retrospectiva da animação dos G.I. Joes.

Maurício Muniz deu um tempo na seção Criador, entrou de cabeça nas versões alternativas já publicadas do Batman e recomenda as 10 melhores destas HQs. Társis Salvatore se encheu de coragem e arriscou escrever uma entrevista do “maioral”, Lobo, o anti-herói mais imoral dos quadrinhos.

Sinestro é a bola da vez da seção Procurado, Aluir Amâncio é o entrevistado desta edição, o veterano Júlio Shimamoto estrela Heróis BR e André Morelli desenterra informações sobre o herói que inspirou o Capitão América: Escudo.

Ah, e o Papo de Quadrinho ganha destaque novamente na seção Peneira Pop com a reprodução de quatro notas publicadas.

Mundo dos Super-Heróis é vencedora de dois prêmios HQ Mix, tem 100 páginas e custa R$ 14,90.


3 comentários:

Anônimo disse...

Felipe Massafera é um baita capista! Não deve a nenhum artista de fora...essa edição promete, ainda mais com a extensa matéria sobre o Capitão. Vou conferir quando sair nas bancas.
Marco Santiago

Eduardo Mutante disse...

Foi o dossiê que mais gostei de escrever. Adoro o Capitão e ele mereceu esse dossiê caprichado!

Ricardo Quartim disse...

Valeu Jota !
Fiz a matéria com o maior carinho para todos os que curtem o Homem Macaco matarem as saudades e para aqueles que não conhecem que fiquem com vontade e curiosidade de conhecer.
Espero que vocês tenham o mesmo prazer em lêr o quanto eu tive de escrever!
E... a amizade é recíprocua Jota, considero-o não um amigo, mas um GRANDE amigo!