sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Direitos do Superman voltam para os autores

Melhor dizendo, para as filhas de Jerry Siegel, Joanne e Laura, e o espólio de Joe Shuster, que morreu sem mulher e filhos.

Uma decisão da justiça americana na semana passada concedeu aos herdeiros dos criadores do Superman direitos sobre parte da cronologia do herói - aquelas que foram criadas por iniciativa de Siegel e Shuster e não por encomenda da DC Comics.

Isso significa que a partir de 2011, qualquer menção a fatos sobre o planeta Krypton, os pais biológicos Jor-El e Lara e a chegada do Superman ainda bebê à Terra numa cápsula espacial, por exemplo, precisarão da autorização dos novos donos dos direitos.

Até então, os herdeiros já haviam recuperado o controle sobre o uniforme do Superman, a identidade secreta de Clark Kent, a repórter Lois Lane e o jornal Planeta Diário.

A disputa judicial acirrou-se em 1999, depois que, anos antes, houve mudanças na legislação americana de direitos autorais. A primeira vez que Siegel e Shuster entraram na justiça a fim de receber parte dos lucros da DC com os personagens, porém, data de 1947.

Resta saber o que a DC/Warner fará a respeito. Caso não caibam mais recursos, o mais lógico e justo seria deixar tudo como está e dividir a grana com os verdadeiros donos. Vamos combinar, a editora já faturou bastante, sozinha, nas últimas sete décadas.

Lembrando que a decisão se aplica a todas as mídias, inclusive um possível novo longa-metragem do Homem de Aço.

Nenhum comentário: