terça-feira, 11 de agosto de 2009

HQMix divulga homenagens

Todo prêmio que se preze tem lá suas menções honrosas a pessoas e empresas que se destacaram no ano que passou. O “Oscar brasileiro dos quadrinhos” acaba de divulgar os homenageados desta edição.

O maior deles é, sem dúvida, Eugenio Colonnese. Um dos maiores criadores do quadrinho nacional, falecido no ano passado, terá sua personagem Mirza imortalizada na figura do troféu HQMix deste ano.

Zélio Alves Pinto e Ciça receberão o troféu de Grande Mestre, por ter “incentivado novos valores e fortalecido a classe (dos desenhistas) com seus eventos e publicações”.

Outros homenageados serão o cartunista Ziraldo, que venceu o Prêmio Iberoamericano de Humor Gráfico Quevedo, concedido pela Universidade de Alcalá (Espanha); e os irmãos Gabriel Ba e Fábio Moon, pela conquista do Eisner Awards 2008 e tudo que isto representou em termos de projeção do quadrinho nacional no mercado norte-americano.

O ministério da Cultura, por meio do Programa Nacional da Biblioteca nas Escolas (PNBE) – que há alguns anos incluiu os quadrinhos na cota de compras governamentais para distribuição em escolas públicas de todo o País –, vai receber o troféu de Grande Contribuição ao Quadrinho Nacional.

Na mesma categoria, será homenageada a FNAC, pela organização de eventos, concurso e destaque aos quadrinhos em suas lojas.

A relação completa dos premiados nas mais de 30 categorias será divulgada na semana que vem, dia 17. No dia 21, sexta, acontece a festa de entrega no SESC Pompeia, com apresentação de Serginho Groisman.

3 comentários:

Osvaldo disse...

Boa pedida, dia 21 estarei lá!

Anônimo disse...

Sincamente? Eu nunca fui fã do trabalho de Colonnese...as mulheres dele sempre tinham a mesma face, assim como os homens, só mudavam os cabelos, mas respeito a reputação dele e o que ele representou para o quadrinho nacional.
M Santiago

Jota Silvestre disse...

É por aí, Santiago.

Abs!