segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

As HQs mais vendidas da década

A cultura americana costuma considerar os anos com final 9 como sendo o encerramento de uma década.

Por este motivo, tem surgido, aqui e ali, uma série de listas com os “melhores” dos primeiros dez anos do século 21 em várias categorias.

Uma das mais interessantes até agora não é baseada em opinião dos críticos ou votação popular, e sim num levantamento do site Comics Chronicles em cima dos quadrinhos mais vendidos neste período.

Veja quem ocupou as 10 primeiras posições e o número estimado de exemplares vendidos:

1) Amazing Spider-Man 583: 524,914
2) Civil War 2: 341,856
3) Civil War 3: 337,025
4) Civil War 1: 328,524
5) Captain America: 25 317,713
6) Civil War 4: 290,994
7) Civil War 5: 283,863
8) All Star Batman & Robin 1: 276,017
9) Civil War 7: 274,451
10) Infinite Crisis 1: 269,991

A número 1 é a edição em que o Homem-Aranha encontra-se com o presidente eleito Barack Obama no dia da posse. E fica claro que Guerra Civil foi a grande série da década.

Outro dado interessante é que na lista das 300 HQs mais vendidas, a Marvel domina com 186 títulos contra 102 da DC.

Os números são baseados nas vendas da Diamond Comics, maior distribuidora de HQs de língua inglesa para lojas especializadas e segue alguns critérios/restrições:

1) Acumula as vendas das versões originais com as reimpressões e capas alternativas;
2) Não considera as vendas em bancas de jornal e assinaturas;
3) Por outro lado, revistas que tenham tido alguma mudança no conteúdo, como as famosas “versão do autor” são contabilizadas como títulos diferentes dos originais;
4) Não foram considerados encalhes vendidos a preços promocionais e saldões;
5) Não contempla as vendas de dezembro de 2009, o que pode mexer um pouco no ranking dado o sucesso que a série Blackest Night e todos seus tie-ins vêm conquistando.

Mesmo assim, o levantamento oferece um panorama interessante do comportamento da indústria americana de quadrinhos nos últimos dez anos.

AS 100 melhores HQ

Para quem gosta de listas mais subjetivas, o Comic Book Resources, famoso site norte-americano especializado em quadrinhos, lançou nos últimos dias de 2009 uma lista com as 100 melhores histórias do gênero em todos os tempos.

A relação foi composta por meio de votação dos leitores do site, um modelo muitas vezes polêmico - embora outros considerem o mais democrático.

Watchmen, de Alan Moore e Dave Gibbons, originalmente publicada entre 1986 e 1987, foi escolhida como a melhor história em quadrinhos. Até aí, nenhuma novidade.

A saga da Fênix Negra, arco de histórias da revista X-Men publicado durante o ano de 1980, ficou em segundo lugar.

Demolidor – A Queda de Matt Murdock, arco que se inicia a partir de Daredevil 227, escrita por Frank Miller e desenhada por David Mazzucchelli, ficou em terceiro.

4 comentários:

Anônimo disse...

Sei lá...gostei de A Queda de Murdock, mais que Watchmen...pelo menos em A Queda, David Mazuchelli manda muito mais que Dave Gibons, sendo que Watchmen é ( apesar de ser melhor mesmo de um modo geral ) meio complicada...gosto de HQs mais simplistas...
Marco Santiago

Jota Silvestre disse...

Hmmm... Gosto muito do Mazuchelli em A Queda e Batman: Ano Um. Mas acho o trabalho do Gibbons primorozo em Watchmen. Difícil escolher entre os dois...

Abs!

Anônimo disse...

Ainda sobre a matéria...essa HQ do Homem-Aranha saiu aqui alguns meses atrás e eu vi isso nas bancas...a capa pode ter sido boa, mas a arte deixou a desejar e muito...não me lembro quem foi o artista, mas ele não retratou bem o presidente americano como ele se parece...
M Santiago

Helder. disse...

Guerra Civil realmente foi a melhor saga da HQ's desde Crise nas Infinitas Terras da DC.

Sobre os melhores arcos / histórias, a Crise, Guerra Civil, Guerra da Tropa Sinestro e Massacre de Mutantes mereciam estar em posições melhores. Assim como Y - The Last Man e Sandman - Estação das Brumas poderiam entrar nessas listas também.