sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Evento debate História e Literatura em quadrinhos

A proliferação de quadrinhos com conteúdo histórico e adaptações de obras literárias levanta questões que merecem um debate mais aprofundado.

Se, por um lado, o poder público reconhece a importância deste tipo de leitura como material de apoio ao ensino – por meio de incentivos oficiais como o Programa Nacional Bibliotecas da Escola, do Ministério da Educação – por outro ainda há críticas de que os quadrinhos afastam os jovens leitores das obras originais.

Em sua primeira edição, o HQ em Pauta – Encontro de Profissionais e Leitores de Histórias em Quadrinhos terá uma série de atividades voltadas para este debate. O evento, gratuito, acontece no dia 16 de janeiro na Biblioteca de Literatura Fantástica Viriato Corrêa, em São Paulo, das 11h às 19h.

Exibição de documentário, palestra e uma mesa-redonda estão entre as atrações. O HQ em Pauta marca também o lançamento do segundo volume da coleção História do Brasil em Quadrinhos, da Editora Europa, e que traz como tema a Proclamação da República. Os autores da obra – o roteirista Edson Rossatto e os artistas Laudo Ferreira Jr. e Omar Viñole – encerram a programação com um bate-papo com os leitores seguido de sessão de autógrafos.

Outros importantes profissionais dos quadrinhos, como o desenhista Spacca, o jornalista Paulo Ramos e o editor Franco de Rosa, já estão confirmados. Durante o evento, acontece o lançamento da exposição História do Brasil em Quadrinhos: Proclamação da República - Bastidores e curiosidades históricas, que ficará no espaço até 28 de fevereiro.

O HQ em Pauta é promovido pela Biblioteca Pública Viriato Corrêa (temática em Literatura Fantástica) do Sistema Municipal de Bibliotecas de São Paulo, em parceria com a Andross Editora e com o apoio da Editora Europa.

PROGRAMAÇÃO
11h: Exibição do documentário Dom João Carioca, produzido pelo canal Futura
12h30: Horário de almoço
13h30: Abertura da exposição História do Brasil em Quadrinhos: Proclamação da República - Bastidores e curiosidades históricas
14h: Palestra: Conteúdos históricos e adaptações de obras literárias para HQ ao longo do tempo, com o editor Franco de Rosa
15h: Mesa-redonda: Conteúdo histórico e literário: a nova identidade da HQ nacional?, com o desenhista Spacca e o jornalista Paulo Ramos, sob mediação do jornalista Jota Silvestre
16h30min: Bate-papo: Os bastidores da HQ História do Brasil em Quadrinhos: Proclamação da República, com o roteirista Edson Rossatto, o desenhista Laudo e o colorista Omar Viñole
18h: Sessão de autógrafos: História do Brasil em Quadrinhos: Proclamação da República, Dom João Carioca, História do Brasil em Quadrinhos: Independência, Debret em viagem Histórica e Quadrinhesca , Santô e os pais da aviação, Jubiabá, A leitura dos quadrinhos, Muito além dos quadrinhos, Quadrinhos na educação e Como usar as histórias em quadrinho na sala de aula.

SERVIÇO:
HQ EM PAUTA - Encontro de profissionais e leitores de histórias em quadrinhos

Data: 16 de janeiro de 2010 (sábado)
Local: Biblioteca Pública Viriato Corrêa (temática em Literatura Fantástica)
Rua Sena Madureira, 298 – Vila Mariana – São Paulo
Horário: das 11h às 19h
Entrada Gratuita
Informações: (11) 2943-7687
Promoção: Biblioteca Pública Viriato Corrêa, Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas e Andross Editora
Apoio: Editora Europa
Media Partner: HQ Além dos Balões

2 comentários:

Helder. disse...

Putz! Justo dia 16 que estarei viajando?!?!?!? hahaha

Mas tentarei arrumar um jeito de ir!

Jota Silvestre disse...

Faça um esforço, Helder. Vai ser bacana.

Abs!