quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

No Ar: Rádio Comics


A Rádio Comics é a primeira rádio profissional 100% Rockabilly Comics do Brasil. A programação apresenta trilhas sonoras de desenhos animados clássicos, modernos e animes.

Este criativo projeto foi desenvolvido pela Kessef Brasil Consultoria. Fãs das trilhas sonoras de desenhos animados, filmes e seriados (baseado nas HQS), eles criaram toda a concepção da rádio, desde o logotipo, passando pela programação, até a escolha do sistema utilizado - 95% de softwares livre no desenvolvimento e gerenciamento - o que barateou e customizou o projeto.

Papo de Quadrinho aproveitou para uma conversa com o coordenador da Rádio Comics, Juliano Riedel.

1) Qual é a equipe responsável pela Rádio Comics.
A Rádio Comics é coordenada por mim, Juliano Riedel (radialista e publicitário). Possui colaboradores, que são os Djs. Essa galera tem um perfil ligado ao som comics de trilhas e ao Rockabilly. A equipe é: David, Andressa, Ana Paula e eu.

2) Como surgiu a Rádio Comics?
A Rádio Comics começou em 2008 com uma idéia que eu tive de possuir um canal na web que tocasse somente trilhas sonoras de desenhos, seriados e filmes de diversos estilos. O canal também seria uma forma de reunir pessoas como eu, que sempre foram fãs desse tipo de música.

3) Quem define a programação da rádio? Qual é o processo de escolha dos temas? Já tem algum destaque?
Eu fecho a programação com sugestões dos DJs e dos ouvintes. Eles indicam as músicas que acham legais, desde que se encaixem no perfil da Rádio. Dai é só inseri-las na programação. Os destaques ficam na seção Top5DJ, são as músicas que foram as mais pedidas por e-mail, desde que já toquem na programação.

4) Existe de tudo na rádio, desde a abertura dos desenhos "desanimados" dos anos 1960 até temas de abertura de mangás atuais. Quais as músicas mais pedidas ou que mais agradam os ouvintes?
A Rádio no começo tocava todos os estilos de trilhas de seriados, desenhos e filmes, desde que fossem estilo comics e clássicos, ou seja, musicas com um perfil ligado a quadrinhos e animação. Com o tempo foi incorporado o som Rockabilly também e a Rádio assumiu um estilo mais Rock Comics. Não só porque gostamos muito deste estilo de som, mas porque creio que ele tem uma ligação com Comics e HQS da Era de Ouro, ou seja, grande parte dos filmes, seriados e desenhos possuem uma trilha de Rock. Exemplo disso seria a trilha sonora do desenho dos X-Men, o filme Sin City, o seriado Smallville e o desenho Spiderman (interpretado pela banda Ramones). Fora isso, é sabido que Elvis, o rei do Rock, amava quadrinhos, em especial o Capitão Marvel Junior. Elvis procurou até copiar a roupa dele, de tão fã que era do personagem.

5) Qual é o futuro da Rádio Comics? Ela tem viabilidade econômica ou é apenas curtição?
Inicialmemte era apena curtição, hoje procuramos caminhos comerciais e parcerias. Eu gostaria muito de ser incorporado a um portal, mas sei que é algo difícil. Então seguimos em frente como independentes por enquanto, mas sempre abertos a parcerias interessantes. Atualmente estamos procurando aumentar nossa banda de streaming para ouvintes simultâneos e montar um fórum de discussão sobre trilhas a fim de aprimorar a Rádio.

A Rádio Comics pode ser seguida no twitter.

3 comentários:

Caio Cesar disse...

Notícia maravilhosa Jota, posso colocar esta informação no meu blog?

Um grande Abraço

Jota Silvestre disse...

À vontade, Caio. Peço apenas que, se for usar a entrevista na íntegra, cite o Papo de Quadrinho como fonte.

Abs!

Caio Cesar disse...

Com certeza Jota, Obrigado.