quarta-feira, 23 de junho de 2010

A vida de Stephenie Meyer em quadrinhos

A Gal Editora vem firmando seu nome no mercado nos últimos dois anos por meio do lançamento de uma série de HQs que dificilmente chegariam ao Brasil – tendo inclusive recebido várias pré-indicações para o Prêmio HQ Mix deste ano.

Filósofos em Ação, Três Dedos - Um Escândalo Animado, Fracasso de Público e Invasão dos Mortos são títulos com temática adulta e que fogem do formato convencional das revistas de super-heróis.

De forma surpreendente, a editora cria o selo Gal Pop e lança Stephenie Meyer e a Origem de Crepúsculo, biografia em quadrinhos da criadora do atual fenômeno teen mundial, às vésperas da estreia do terceiro filme da saga no cinema.

É uma jogada arriscada, porque ao mesmo tempo em que a autora e sua obra fazem sucesso com o público adolescente, sofrem de grande rejeição por parte dos outros públicos.

A edição apresenta, ainda, a história da tribo indígena quileute – cujos integrantes têm papel fundamental em Crespúsculo – e a cidade americana de Forks, que serve de cenário para a trama.

A HQ será lançada em São Paulo neste domingo (27), na Ludus Luderia Bar e Café (Rua Treze de Maio, 972 – Bela Vista), com venda a preço promocional, bate-papo sobre vampiros, gincanas e sorteio deste e de outros títulos da Gal.

Para explicar melhor a estratégia por trás deste lançamento, o editor Maurício Muniz concedeu esta breve entrevista ao Papo de Quadrinho:

A Gal Editora vem se destacando por trazer para o Brasil um tipo de quadrinho mais adulto. Qual a intenção de lançar um título com apelo mais popular?
Como toda empresa, a intenção da Gal é lançar produtos que gerem lucro. Embora nosso foco sejam, realmente, os quadrinhos adultos, achamos que seria interessante lançar um livro de apelo mais amplo, para um público diferenciado, que nem sempre lê quadrinhos. É por isso que criamos esse selo, o Gal Pop, que indica produtos fora da nossa "linha normal".

Que tipo de público você acha que vai comprar a biografia de Stephenie Meyer em quadrinhos?
Primariamente, imagino, fãs de Crepúsculo. Uma faixa etária mais jovem, provavelmente, que é a que transformou Crepúsculo em um fenômeno mundial. Também interessados em Cultura Pop em geral ou em cinema. Vamos ver.

No passado havia as biografias de grandes vultos da História brasileira em quadrinhos. A biografia de celebridades pode se tornar ser um novo filão? Há público para isso?
Nos EUA. as biografias de celebridades têm se mostrado um produto interessante e de altas vendas. Este álbum sobre a Stephenie Meyer, que estamos lançando, foi um enorme sucesso, teve várias reimpressões e depois saiu numa nova edição de luxo, com extras. Aliás, é essa a edição que estamos trazendo ao Brasil (e ainda acrescentamos alguns extras aqui, como as curiosidades sobre os filmes, que deixaram nossa edição com mais páginas do que a original). Acho que as HQs, com seu poder de síntese, são uma boa mídia para biografias variadas. Nós estamos analisando outras, inclusive. Mas dependerá um pouco da aceitação do produto atual.

Quais títulos ou que tipo de HQs devem ser lançadas futuramente pelo selo Gal Pop?
Costumo dizer que a linha editorial tem que ser "Qua-Qua". Ou seja: Quadrinhos de Qualidade, não importando de que gênero sejam. Se o produto for realmente bom, vai encontrar seu público. Para este ano, a editora ainda lançara o terceiro volume de Fracasso de Público; o segundo de Filósofos em Ação; o álbum de guerra Combate Inglório, que traz histórias de Archie Goodwin, Gene Colan, Alex Toth, Wally Wood, Russ Heath e outros grandes nomes dos quadrinhos; e nosso primeiro material europeu, o britânico O que Aconteceu ao Homem Mais Rápido do Mundo, que é um híbrido de ficção científica e história de super-heróis. muito elogiado.
Para 2011, estamos negociando materiais interessantes de editoras independentes, alguns de suspense e terror, outros de humor e outro no estilo que chamo de "Quadrinhos Realistas". E talvez role até algo ligado à linha Vertigo! Ok, mais que isso não posso dizer por enquanto. Foi só pra deixar os leitores curiosos. Mas aguardem surpresas.

Stephenie Meyer e a Origem de Crepúsculo tem 48 páginas, capa e miolo coloridos e custa R$ 24 fora do preço promocional de lançamento. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail da editora.

Nenhum comentário: