sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Lançamento: “O que aconteceu ao homem mais rápido do mundo”

A convite do editor Maurício Muniz, este jornalista fez a revisão de textos da nova HQ da Gal Editora.

Não é por isso, e nem pelo fato de ser amigo do Maurício, que ouso dizer que é uma das melhores histórias que li nos últimos tempos. O que aconteceu ao homem mais rápido do mundo é, no mínimo, inusitada.

Como todo super-herói, Bobby Doyle é um jovem aparentemente normal. Mas ele tem um poder especial, descoberto na infância, que mantém oculto de tudo e de todos.

Quando uma bomba ameaça explodir no centro de Londres, causando uma onda de destruição e morte num raio de 3 Km, Bobby não hesita em agir. Com seus conhecimentos escassos sobre o artefato, desarmá-lo está fora de cogitação; então, ele toma a única decisão possível – a mais óbvia, mas também a mais difícil.

Dito assim, dá a impressão de que é mais uma história de super-heróis. Mas à medida que o enredo avança, à medida que o leitor vai se identificando com os dilemas do protagonista e percebe onde tudo aquilo vai desembocar, começa dar aquele estranho nó na garganta.

O que faz de Bobby um herói não é seu super-poder; é sua abnegação, humanidade, desprendimento. Sacrifícios são lugar comum no gênero de quadrinhos de super-heróis, mas não me lembro de ter visto nada assim antes.

A edição da Gal é caprichada. Tem extras como a introdução exclusiva para o mercado brasileiro do autor Dave West e pin-ups inéditos de artistas americanos, ingleses e brasileiros: Antonio dos Santos e Álvaro Omine.

Traz, ainda, uma história curta, inédita na edição inglesa, apresentando como Bobby descobriu seu super-poder. Matérias “jornalísticas” ajudam a criar o pano de fundo.

O que aconteceu ao homem mais rápido do mundo foi sucesso de crítica lá fora e tenho certeza de que o será aqui também. Fico imaginando como o leitor médio de HQs reagirá a um material tão inusitado.

A HQ tem 64 páginas em P&B, capa colorida, formato 16,5 x 24 cm e custa R$ 22,00

Para assistir a um trailer com a prévia do lançamento, clique aqui.

Nenhum comentário: