sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Papo de Quadrinho viu: Superman/Batman - Apocalypse

O mais recente lançamento da DC/Warner para consumo doméstico (DVD e Blu-Ray) é uma adaptação bastante fiel do arco de história The Supergirl from Krypton, de Jeph Loeb (roteiro) e Michael Turner (arte), publicado originalmente em 2004 nas edições 8 a 13 da revista Superman/Batman (por aqui, saiu em Superman & Batman 1 a 4, em 2005).

Na trama, já conhecida, Batman investiga a queda de uma nave na baía de Gotham e descobre que ela trouxe uma garota com poderes semelhantes ao do Superman. Logo, fica claro que trata-se de Kara Zor-El, uma nativa do planeta Krypton e prima do Homem de Aço.

A história explora as diferenças de personalidade entre o sombrio e desconfiado Batman – que teme pelo uso indevido dos poderes de Kara por algum inimigo – e de Superman, que acredita imediatamente na versão da jovem e tenta integrá-la à vida na Terra.

Os acontecimentos seguintes mostram que Batman tinha razão: Darkseid, tirano do planeta Apokolips, manda sequestrar a menina para servir de comandante de seu exército. Batman, Superman e Mulher-Maravilha, acompanhados de Grande Barda, antiga serva de Darkseid, partem para o sombrio planeta a fim de resgatá-la – quaisquer que sejam as consequências.

Como toda adaptação, Superman/Batman: Apocalypse promove mudanças em relação ao quadrinho que lhe deram origem: algumas passagens são praticamente eliminadas enquanto outras, expandidas (exceto o final, que é bastante diferente da HQ).

Para sorte dos fãs, as cenas mais caprichadas são as de luta. O combate da “Trindade” contra um exército de Apocalypses na Ilha Paraíso, e o da Mulher-Maravilha e Grande Barda contra as Fúrias na arena de Apokolips estão entre os melhores momentos da animação. Mas nada supera o ritmo vertiginoso da batalha final em plena Smallville.

Por outro lado, a trama estica um pouco demais os momentos “família” entre os primos de Krypton e acaba por imprimir um tom mais sentimental, quase piegas, à trama.

A impressão que se tem é que a DC quis amenizar um pouco o clima de suas animações depois de vários lançamentos na linha “desenho para adultos” – especialmente o soco no estômago que foi Batman Contra o Capuz Vermelho – lançamento imediatamente anterior a este.

No cômputo geral, Superman/Batman: Apocalypse é um desenho bacana e mantém o alto padrão de qualidade visto nas animações anteriores. Porém, na opinião deste editor, é o produto mais fraco desta linha de entretenimento da DC/Warner até agora.

Em tempo: estranhamente, o DVD, previsto para chegar ao mercado norte-americano no próximo dia 28, já está disponível para compra em sites brasileiros, inclusive com a versão dublada.

Um comentário:

Haroldo do Vale Junior disse...

Assisti ontem...e gostei por que mantiveram a base do desenho do Michael Turner(não era o melhor do mundo mas foi guerreiro até o fim). A maneira como foi feito o final, achei ainda mais legal que nos quadrinhos...aqueslas cacetadas que Supermoça deu no Darkside e a cane em qu o Batman ameaça explodir os espóros foram as que mais gostei. No geral a produção acabou sendo a mais fraca de todas, por que a história original em sí não era tão complexa. Mas valeu pela boa diversão.