quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Cosac Naify inaugura linha de quadrinhos adultos


A editora, que já publicou livros do Snoopy e de ilustrações, estreia no novo segmento com Poema e Quadrinhos, do italiano Dino Buzzati.

A obra representa a primeira incursão do próprio Buzzati, mais identificado com a literatura e as artes plásticas, na arte sequencial. Talvez por isso, Poema e Quadrinhos não seja exatamente uma “história em quadrinhos”, mas a soma das duas áreas do conhecimento em que o autor se sente mais à vontade.

O trabalho data de 1969, mesmo ano em que Buzzati esteve no Brasil como jornalista para a cobertura da Bienal de Arte de São Paulo. A história atualiza o mito grego de Orfeu, o magnífico músico que desce ao Tártaro para recuperar a alma de sua noiva Eurídice.

Na versão de Buzzati, Orfi é um cantor pop e Eura, sua amada. Semelhante ao mito, Orfi precisa encantar os guardiões de um “inferninho” com sua música para tentar encontrar Eura, morta muito jovem.

Diferente do mito, Orfi não deixa o Hades sozinho não porque violou a regra de nunca olhar para trás, mas sim porque Eura se recusa a segui-lo.

Poema e Quadrinhos, como o próprio nome diz, é narrado por meio de versos, às vezes rimados, às vezes livres, e quadros muitas vezes de uma página inteira. Há referências visuais a diversos tipos de arte, de pinturas a filmes, de Salvador Dali a Felini.

Enfim, esta é uma das múltiplas opções que a arte sequencial oferece para a transmissão de uma narrativa, casando texto e imagem como nenhuma outra forma de expressão é capaz de fazer.

Poema em Quadrinhos tem 224 páginas, formato 13 x 20,5 cm e preço de R$ 42.

Nenhum comentário: