segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Devir relança história da astronomia em quadrinhos

Ombros de Gigantes, com roteiro dos físicos Annibal Hetem Junior e Jane Gregorio-Hetem, e arte do alagoano Marlon Tenório, foi lançado originalmente em 2009, em comemoração ao Ano da Astronomia no Brasil, numa parceria dos autores com o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP e o CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

A HQ foi distribuída gratuitamente para consulta de alunos de ensino médio em escolas federais. Como acontece nesses casos, a ideia é transmitir os conceitos de uma disciplina considerada árdua por meio de uma linguagem mais acessível.

O livro conta a história da astronomia desde a Grécia Antiga e concentra-se na vida e obra de três astrônomos importantes: Kepler, Galileu e Newton.

Aliás, o título Ombros de Gigantes refere-se a uma frase atribuída a Isaac Newton: “Se vi mais longe, foi por estar de pé sobre ombros de gigantes”. Cool!

Há também, claro, o relato de momentos importantes para a astronomia no Brasil. Para manter o caráter didático, cada capítulo traz ao final a descrição do que foi discutido e dicas de atividades práticas sobre o conteúdo.

Ombos de Gigantes é mais uma bela aposta da Devir no quadrinho nacional e merece ser conhecida. A HQ tem 104 páginas, miolo P&B e preço de R$ 29,90.

Nenhum comentário: