terça-feira, 26 de abril de 2011

Papo de Quadrinho viu: Thor!

A convite da Paramount, este editor assistiu ao filme numa exibição exclusiva para jornalistas. Como não foi possível evitar spoilers, continue lendo por sua conta e risco...

Um dos maiores dilemas ao se adaptar um personagem dos quadrinhos para o cinema é: como agradar o leitor habitual – cuja opinião em tempos de Internet pode decidir o sucesso ou não de um filme – e, ao mesmo tempo, atrair os não-iniciados para a bilheteria?

Ainda que um filme destes fosse pensado unicamente para os fãs de quadrinhos, como satisfazer os diferentes grupos que amam ou odeiam determinada fase do personagem, ainda mais um com quase cinco décadas de existência?

Frente a este dilema, os produtores de Thor, que estreia esta sexta-feira no Brasil (uma semana antes de nos Estados Unidos), escolheram o caminho mais arriscado: não mirar num público específico para tentar atingir todos. Deu certo!

O filme dirigido por Kenneth Branagh tem todos os elementos clássicos dos quadrinhos: Odin, Thor, Loki, Frigga, os nove reinos, a Árvore da Vida, a ponte do arco-íris, o Destruidor, os Três Guerreiros, Lady Sif, Heimdall, Jane Foster, os Gigantes do Gelo... Apenas o melhor amigo de Thor em Asgard, Balder, ficou de fora – mas não fez falta.

O que o filme faz é misturar estes ingredientes de uma forma até então inédita, criando uma cronologia própria para o cinema. Assim como nos quadrinhos, Thor é banido para a Terra, sem poderes, a fim de aprender uma lição de humildade; diferente dos quadrinhos, ele não assume a identidade do médico manco Donald Blake nem perde a memória.

E é justamente desta consciência do que ele tinha e do que perdeu – ilustrada magistralmente na cena em que não consegue erguer seu martelo Mjolnir – que nasce sua redenção.

O jovem Chris Hemsworth dá conta do recado e passa bem pela transição do deus irresponsável, impulsivo e arrogante para um príncipe humilde que, agora, sabe que tem muito a aprender.

O desenvolvimento de Loki segue a mesma linha. Como nos quadrinhos, ele é filho do rei dos Gigantes do Gelo e criado por Odin desde muito pequeno; diferente deles, o Deus da Trapaça só descobre esta verdade depois de adulto. Tom Hiddleston está excelente no papel, seja como o irmão dissimulado seja como o governante cruel.

As cenas em Asgard são grandiosas e não têm nada de enfadonhas ou espalhafatosas. Ao contrário, completam o entendimento da trama e dão cadência ao filme. Anthony Hopkins empresta a devida majestade ao Todo-Poderoso Odin; os cenários são grandiosos e o figurino, adequado.

Thor mistura ação e humor em boas medidas. A cena da batalha contra os Gigantes do Gelo têm tudo o que os fãs de Thor poderiam desejar: giro e arremesso do martelo, invocação de tempestade, voo, raios.

Com tantos elementos para apresentar, a sensação que fica, ao final, é que algumas passagens poderiam ter sido mais bem desenvolvidas. A redenção de Thor é instantânea, rápida demais, e a batalha final contra Loki não aprofunda as diferenças entre a verdadeira natureza dos dois irmãos adotivos.

Ainda assim, a história tem um roteiro bem amarrado e um ritmo que faz os 120 minutos passar sem serem notados.

Ao buscar elementos de 50 anos de histórias para criar uma cronologia própria para o cinema, Thor acerta a mão. Pode não ser 100% fiel a nenhum período do personagem, mas ainda assim é uma história coerente, empolgante, impactante.

Um dica para os leitores: não perca tempo assistindo à versão 3D. Com exceção dos créditos e de alguns flocos de neve que parecem cair sobre a plateia, não há nada em Thor que justifique o uso deste recurso.

10 comentários:

Edson Rossatto disse...

Orgulho do meu amigo Jota! Antenado, justo e de bom senso. Deu vontade mesmo assistir ao filme, e é isso que uma crítica deve provocar nos leitores, não?

Jota Silvestre disse...

Valeu, Edson. O filme é mesmo muito bom, vale a pena assistir.

Abs

Ana Lucia Silva de Almeida Medeiros disse...

Eu vou assistir porque:
1) Desde menininha o Thor era meu personagem favorito (masculino, pq feminino sempre foi a Ororo/Tempestade)
2) Sempre levo em conta as críticas do meu amigo Maurício, e como o Jota também teve uma ótima crítica, vale um ponto a mais.
3) Faz todo o sentido, prá quem espera pelo filme dos Vingadores...

Enfim - os últimos filmes baseados no universo Marvel tem sido muito bons...acho que tem valido a pena, e alé disso, é um ótimo entretenimento. Foi um prazer conhecer seu blog, vai fazer parte dos meus favoritos...um abraço

Viscus disse...

Podiam fazer um post sem spoilers pra galera saber o que acharam do filme.
Fiquei com vontade de saber mas não lerei.
Valeu!

Jota Silvestre disse...

Oi, Ana. Bem-vinda e obrigado pela visita.

Bjo

Jota Silvestre disse...

Viscus, eu sempre tento evitar spoilers, mas nesse caso do Thor, achei que ficaria muito superficial.

Assista ao filme, volte aqui para ler e comente se concorda.

Abs

LandNick disse...

Crítica perfeita! Fundamentada e feita por quem conhece o personagem e todos seus coadjuvantes!

Jota Silvestre disse...

Valeu, Land. Tive o privilégio de, tempos atrás, escrever uma matéria sobre o Deus do Trovão para a revista Mundo dos Super-Heróis e conhecer um pouco mais a rica mitologia do personagem.

Abs

Anônimo disse...

Oi Jota excelente resenha. Entyrega alguns spoilers, mas acaba dando ainda maias vontade de assitir ao filme. Obrigado pela sua opinião quanato ao 3D, nem vou perder tempo e vou direto ao 2D mesmo.
Abraço.
Andre Bufrem

Nilson Falcão disse...

Parabéns pela crítica (mesmo com os spoilers)! é muito bom ler uma resenha de alguém que conhece a história pregressa do personagem.

Acho esse filme importantíssimo para o prosseguimento com o filme dos Vingadores; pois, não podemos esquecer que o grupo nasce de uma contenda entre Thor e Loki envolvendo o Hulk.

Quanto ao 3D, só vou discordar pelas cenas em que mostra Asgard... o 3D dá um efeito de profundidade diferenciado e a sensação é fantástica. No restante do filme é realmente dispensável.

Abçaw