sexta-feira, 6 de março de 2009

VAL #3 está à venda

Val não é só “o cara”; é também uma das coisas mais engraçadas e inteligentes da atual produção nacional de quadrinhos. Agradeço a um de seus artistas, Vini Visentini, por me apresentar a ele.

O personagem foi criado em 2001 por Vagner Francisco para um fanzine da Gibiteca de Londrina que nunca foi lançado. Anos depois, finalmente estreou em Areia Hostil #5 (de Lorde Lobo) onde permaneceu por nove edições.

Em 2007, Val ganhou título próprio, que chega agora à sua terceira edição contendo cinco histórias fechadas, todas escritas por Vagner e ilustradas por diferentes artistas: Vini Vicentini, Denis Pacher, Eliel D’Oliveira, Greifo e Orlando Maro.

Mas, afinal, quem é Val?

Fissurado por quadrinhos, seu nome vem do ator Val Kimer; o visual, de Hugh Jackman; os maus modos, de John Constantine.

As histórias são carregadas de metalinguagem e referências à cultura pop. Na história Revolução, por exemplo, (publicada primeiro como uma minissérie no Areia Hostil e depois compilada para a edição número 2 de VAL) “o cara” vai parar no Limbo, um local cheio de personagens nacionais esquecidos pelos leitores.

Vagner Francisco teve o respeito de não identificá-los, mas deixa pistas claras de quem são. E se Val está lá, é porque também ele não foi, digamos, bem sucedido. Inconformado, decide ir atrás do responsável pela situação: seu criador!

Numa das histórias de VAL #3, disponível em preview, ele tem um encontro com Satanás, no melhor estilo Robert De Niro no filme Coração Satânico.

A revista tem capa colorida, miolo P&B, 36 páginas e custa R$ 4,00. Os pedidos podem ser feitos pelo e-mail vagnerfranc@gmail.com.

Pelo pouco que vi, recomendo. Vagner Francisco dá mostras de que não apenas é grande conhecedor de quadrinhos como também um apaixonado. E muito bem humorado.

6 comentários:

Anônimo disse...

Esse Val foi uma grata surpresa. Engraçadíssimo.

Vini disse...

Legal vc ter gostado Jota!
Em Maio sai o n° 4 dessa revista.
Já entrei em contato com o Vagner pr'ele mandar uma cópia pra vc e pro MSH. Espero que vc curta as outras histórias tb!
Recomendo tb praqueles que acham o quadrinho nacional está ruim...o Vagner tem acertado bastante em seus roteiros, pena que tem uma galera que só malha, mesmo sem antes de ler...

Jota Silvestre disse...

É isso aí, Vini. Tem muita coisa bacana na HQB, é só ter um pouco de boa vontade, procurar e ler.

Anônimo disse...

Vini, tu não tem que se preocupar com quem "malha" a produção nacional.

O Quadrinho humorístico no Brasil tem tradição de grandes criadores, logo, críticas vazias, como o próprio nome já indica...

Abs!

EdPontes disse...

Conheço o Vagner e é um cara muito inteligente. Que sabe das coisas e sabe como conduzir uma HQ! E vem mais coisa dele por aí. É só esperar.
Abração!
P.s. O Vagner merece aquelas 5 perguntinhas!

Jota Silvestre disse...

Pode deixar, Ed. Ele já está na minha mira...rs

Abs!