quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Exposição sobre a História do Brasil em Quadrinhos no Metrô

De 4 a 30 de setembro, os usuários do Metrô de São Paulo poderão rever, de forma lúdica, alguns dos principais acontecimentos que levaram à Independência do Brasil em 1822.

A exposição História do Brasil em Quadrinhos: Independência integra o programa Embarque na Leitura e reproduz, por meio de 20 painéis, trechos do livro em quadrinhos publicado pela Editora Europa.

Na obra, fatos como a fuga da família real portuguesa, o Dia do Fico e o grito do Ipiranga são reconstituídos pelo personagem do professor Daguerre a três crianças durante uma excursão escolar ao Museu Paulista.

O desenvolvimento dos personagens infantis teve a preocupação de abranger a diversidade étnica brasileira: a oriental Catarina, o negro Marcelo e o branco Gustavo, este, inclusive, um cadeirante que demonstra a mesma disposição e alegria dos amigos ao longo de toda a aventura.

Os autores basearam-se em diversas obras de arte sobre este período da História do Brasil como forma de remeter à adaptação para os quadrinhos aos livros da educação formal nas escolas.

A exposição na estação Alto Ipiranga do Metrô não só instrui os usuários sobre este importante fato histórico como também apresenta estas curiosidades, convertendo-se num programa para todas as idades.

O livro História do Brasil em Quadrinhos: Independência foi desenvolvido pelo núcleo da revista Mundo dos Super-Heróis, do editor Manoel de Souza, em parceria com Edson Rossatto e Jota Silvestre (roteiro); Laudo (desenhos); Celso Kodama (esboços); Omar Viñole (cores) e André Morelli (assistente de edição).

A exposição é organizada pela Andross Editora com apoio do Metrô de São Paulo e Editora Europa.

Nos dias 09, 16, 23 e 30 de setembro, das 19 às 21 horas, os autores da HQ estarão na exposição para interagir com os visitantes.

SERVIÇO:
Exposição História do Brasil em Quadrinhos: Independência – Curiosidades Históricas e Bastidores da Criação do Livro.
Local: Estação Alto Ipiranga do Metrô – São Paulo/SP
Data: de 4 a 30 de setembro
Horário de funcionamento da estação: 4h40 min. às 00h00
Organização: Andross Editora e HQ em Pauta
Apoio: Metrô de São Paulo, programa Embarque na Leitura e Metrô de São Paulo.

6 comentários:

Anônimo disse...

Simplesmente horrível em termos de arte! Sem mais comentários...
M Santiago

Jota Silvestre disse...

Hmmm... acordamos com o pé esquerdo hoje, não?

Anônimo disse...

Fala "seu" J...a questão não é acordar com o pé esquerdo, é que isso é muito ruim. Se vamos fazer algo, façamos da melhor forma possível. Eu não gosto de somente criticar, gosto e muito de elogiar, mas quando é bem feito, o que convenhamos, não é o caso aqui. Na maioria de minhas postagens eu geralmente tenho criticado, mas elogio também.
Grande abraço...
M Santiago

Jota Silvestre disse...

Fala, Santiago.

Sou um dos roteiristas desta HQ e por ter acompanhado todo o processo de produção, discordo de vc.

A HQ foi desenhada por um dos profissionais mais completos e premiados da HQ nacional, o Laudo Ferreira Jr., e a estética dos personagens foi muito bem pensada, visando ao público alvo: crianças de 9 a 12 anos.

Não sei o que vc vê de tão ruim na revista; é um direito seu e, sim, ela tem problemas. Mas está longe de ser "horrível".

Abs!

e.i.c. disse...

Eu discordo do Santiago ai, simplesmente é perfeito o HQ, Parabéns para vocês!!!

Jota Silvestre disse...

Valeu, "e.i.c.".

Abs!