sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Libertas está disponível para download

A HQ foi publicada em formato digital no site NHQ, de Adriano Gon. Ao longo de suas edições, a série vai reunir alguns super-heróis dos quadrinhos nacionais - Velta, Homem de Preto, Gralha, Penitência e o novato Serpente - sob a insígnia do Libertas, uma antiga força-tarefa ligada ao Governo.

Esta primeira parte - que promove o encontro de Velta e do Gralha a partir de uma série de assassinatos numa escola em Curitiba e dá início à reativação do Libertas – ainda não empolga, mas também não chega a decepcionar.

O roteiro de Gabriel Billy apela para algumas soluções simplistas, às vezes. E, conforme ele disso ao Papo de Quadrinho, algumas cenas de ação foram suprimidas para caber nas 15 páginas. A arte de Ricardo Santos é boa, mas um tanto irregular. Ele se sai melhor desenhando heróis uniformizados que personagens civis.

O maior problema, porém, está nos textos. Erros de digitação e repetição de palavras já na ficha de apresentação dos personagens causam má impressão. Os diálogos também precisam ser mais bem trabalhados.

Libertas tem qualidades, a começar pela capa de Hugo Araújo e pela ideia original. Reunir heróis nacionais de diferentes autores não é inédita, mas vem bem a calhar no atual momento por que passa a produção brasileira de quadrinhos.

Billy, o mentor do projeto, tem consciência de que há muito para melhorar e já está trabalhando neste sentido. O roteirista revelou com exclusividade para o Papo de Quadrinho que o experiente desenhista Marco Santiago (Velta) fará o lápis da terceira edição.

Por tudo isso, Libertas merece ser publicada de forma impressa, ainda que seja numa futura coletânea.

7 comentários:

Miguel Rude disse...

detestei essa do q achou a materia
cliquei em bulshit p ver se era um comentario e o numero subiu p mais um e nao tem como apagar....

Edimar disse...

"O maior problema, porém, está nos textos. Erros de digitação e repetição de palavras já não ficha de apresentação dos personagens causam má impressão."

"já Não ficha", erros de digitação acontecem, não é? rsrsrs

Jota Silvestre disse...

Hahaha... me pegou, Edimar! Sim, sim, "herrar é umano"...rs. Valeu pelo toque, já acertei o texto.

Abs!

Jota Silvestre disse...

Fala, Miguel.

Se entendi direito, vc não gostou do sistema de avaliação das notas, é isso? Bem, é mais uma forma de interatividade; nem todo mundo gosta de deixar comentário e prefere só votar. Quanto so seu "Blullshit", nem eu tenho como apagar o voto.

Abs!

Gabriel Billy disse...

Fala Jota!! Obrigado pelos toques.. e pela divulgação de sempree.. Vamos vim mais afidos pra edição 2.. e na 3 e 4 prometo que seremos impecáveis!

Abração

Anônimo disse...

É, eu estou na edição 3 e já fiz de antemão, a capa que só falta ser finalizada e colorizada, pois ainda não tive acesso ao script do número 3, o que é apenas questão de tempo.
Santiago

Anônimo disse...

Quanto aos errus ( ehehe ), acho viável que isso não se repita, pois depõe contra a revista. E isso eu comentei com o Gabriel, via gmail, que todo o processo tem de ser bem feito, para se evitar assim, críticas desnecessárias. Isso não só na área do texto, como arte, finalização e colorização.
Santiago