quinta-feira, 29 de abril de 2010

Papo de Quadrinho viu: Homem de Ferro 2

Para manter a tradição de respeito ao leitor, esta nota não contém spoilers.

A convite da Paramount Pictures Brasil, Papo de Quadrinho assistiu ao filme numa sessão exclusiva para jornalistas.

Homem de Ferro 2 é um filme de Tony Stark. Em meio às esperadas – e ótimas – cenas de lutas, voos, explosões e efeitos especiais que um bom filme do gênero deve ter, a verdadeira história desta sequência trata do apogeu, queda e redenção do homem por trás da armadura.

O personagem vai do júbilo total (a frase “Eu privatizei a paz mundial” resume bem seu estado de espírito no início do filme) ao desprezo das pessoas que confiaram nele. No processo, ele vai precisar chegar ao fundo do poço antes de se reconciliar consigo mesmo e com seu passado.

É uma aposta arriscada. Por um lado, HF2 não tem cenas super-heróicas suficientes para encantar a garotada; por outro, afasta-se total e definitivamente da visão romântica que alguns leitores veteranos ainda guardam do Vingador Dourado.

Nem uma coisa nem outra depõe contra o filme, muito ao contrário. Apesar de ser um dos pilares do Universo Marvel, o Homem de Ferro teve poucos arcos de histórias realmente marcantes ao longo de quase 50 anos de carreira – com exceção, talvez, da fase recente em que ele venceu a Guerra Civil e se tornou diretor da SHIELD.

Na falta de boas histórias para buscar na fonte original, o roteiro amarra algumas situações dispersas da cronologia do herói e consegue montar uma trama convincente e humana.

Esta aposta arriscada do roteiro só foi possível graças ao carisma e talento de Robert Downey Jr., que está ainda mais à vontade no papel que no primeiro filme e transita pelas várias fases do personagem com bastante segurança ao longo dos 120 minutos.

Como este é um filme de Tony Stark, é também um filme sobre as pessoas que gravitam ao seu redor. Daí a importância do elenco de apoio. Gwyneth Palthow (Pepper Potts) continua segurando bem seu papel de secretária-babá do playboy milionário. É em seus diálogos rápidos com Downey Jr. que residem os momentos mais bem-humorados do filme.

Apesar de excelente ator, faltou a Don Cheadle um pouco da humanidade que seu antecessor no papel de James Rhodes, Terence Howard, imprimiu ao personagem – principalmente nos momentos em que precisa optar entre a amizade e o dever.

Sobre Mickey Rourke não há muito o que dizer. O ator pode não ser mais o galã dos anos 1980, mas continua a encher a tela com sua presença e fornece a profundidade e a motivação necessárias ao vilão Chicote Negro.

Sam Rockwell, como o empresário Justin Hammer, é quem rouba a cena com uma atuação trágica e cômica ao mesmo tempo. Sem dúvida, um dos grandes destaques do filme.

Como se sabe, HF2 é mais um passo dos estúdios Marvel para a construção da mitologia dos Vingadores no cinema. Nick Fury (o ótimo Samuel L. Jackson) não apenas tem uma participação maior que na primeira parte da franquia como também um papel decisivo na redenção de Tony Stark.

A belíssima Scarlett Johansson, no papel da Viúva Negra, é uma espécie de braço direito de Fury na SHIELD. Discreta o filme todo, sua cena de ação no final faz a espera valer a pena. É este momento, e também na luta do Homem de Ferro ao lado da Máquina de Combate, que o espectador se lembra de que está assistindo a uma adaptação dos quadrinhos.

Homem de Ferro 2 é um filme de super-herói atípico. É um filme humano, o que é irônico em se tratando do mais tecnológico dos super-heróis. É um filme corajoso. Resta saber como o público vai reagir a ele.

6 comentários:

Ricardo Quartim disse...

Excelente crítica! Como sempre, tenho quase certeza que vou achar a mesma coisa que você já que em 99% dos casos nossas opiniões sempre batem! Porém... nosso estimado amigo Anthony certamente vai odiar este filme ainda mais do que o anterior...rsrs

Edson Rossatto disse...

Agora deu mais vontade assistir ao filme!

Anônimo disse...

Se o primeiro já foi excelente, é claro que assistirei ao segundo! Valeu pela crítica, J!
Santiago

Bia Carvalho disse...

Nossa, que vergonha! Eu não vi nem o 1 ainda :$

Adorei seu blog!

Quando tiver um tempinho, dá uma passadinha lá no meu blog tb!

Está rolando uma super promoção, parceria com o autor Jorge Tavares do livro "A Guerra das Sombras - O Livro de Dinaer", que será sorteado e enviado ao seguidor vencedor.

Se você gosta de ler, não pode perder essa chance!

http://amormisterioesangue.blogspot.com/2010/04/primeira-promocao-do-amor-misterio-e.html

Bjs

Mutante X disse...

Agora que já vi, posso ler seus comentários sem morrer de raiva. hahahaha...
Concordo com cada palavra dita/escrita aqui. Homem de Ferro 2 é um filme com poucas cenas de ação, mas estas, quando acontecem, nos fazem prender o fôlego na cadeira.
Tinha um rapaz sentado do meu lado que não parava de bater as pernas no chão. huahuahuhauha...
Só não gostei de não terem dado os nomes dos personagens. Quem não lê quadrinhos, não sabe que está vendo o Chicote Negro, o Máquina de Combate e a Viúva Negra. Mas isso não prejudica a história em nada.
E Mickey Rourke arrasou no papel. Aquele ar irônico dele dá vontade de entrar na tela e socar o nariz do sujeiro. rsrsrs...
Abração, Jota!

Alexandre Leoni disse...

Homem de Ferro é com certeza uma das melhores adaptações que já fizeram de quadrinhos para o cinema. O 2 deve ser igualmente bom!