sexta-feira, 28 de maio de 2010

Craques do Cartum abre na semana que vem

Com curadoria do cartunista JAL (autor da ilustração ao lado), a exposição reúne trabalhos de 11 artistas sobre o futebol e sua influência na cultura brasileira.

Nomes como Cárcamo, Chico Caruso, Dálcio Machado, Fernandes, Gustavo Duarte, Henfil, Mauricio de Sousa, Miécio Caffé, Otávio, Paulo Caruso e Ziraldo assinam, cada um, cinco obras – algumas delas inéditas – reunindo caricaturas, charges e cartuns (veja algumas delas na animação abaixo).

Craques do Cartum na Copa acontece simultaneamente no Centro Cultural do Banco do Brasil de São Paulo (2 de junho a 18 de julho) e do Rio de Janeiro (8 de junho a 11 de julho) e tem entrada gratuita.

A cenografia é um dos destaques da exposição. Os desenhos ficarão dispostos em frente a um painel representando a torcida numa arquibancada; a entrada será em formato de trave; as cortinas, a rede do gol e o chão, o gramado. A polêmica convocação do técnico Dunga será retratada por caricaturas dos jogadores criadas por JAL, de corpo inteiro e tamanho natural, para os visitantes fotografar ao lado deles.

O humorista Bussunda será o homenageado por meio de ilustrações e de um texto do seu colega Hélio de la Peña no catálogo oficial da mostra.

Para quem quiser aproveitar a exposição para assistir aos jogos do Brasil, os organizadores farão a transmissão no local por meio de telões. A programação ainda prevê uma série de debates intitulada Brasil, Futebol e Livros, a mostra cinematográfica Futebol de Primeira! e o workshop Como utilizar o humor gráfico na sala de aula ministrado por JAL no Rio (dia 8 de junho, em horário a definir) e em São Paulo (12 de junho, das 10h30 às 13h30).

SERVIÇO
CCBB São Paulo: 01 de junho a 18 de julho
Rua Álvares Penteado, 112 - Centro - São Paulo
De terça a domingo, das 10h às 20h.
Transporte gratuito, ida e volta, a partir da Rua da Consolação, 228 (Edifício Zarvos) e na XV de novembro, esquina com a Rua da Quitanda.

CCBB Rio de Janeiro: 7 de junho a 11 de julho
Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro
De terça a domingo, das 10h às 21h.

Entrada gratuita.

Photobucket

Nenhum comentário: