segunda-feira, 21 de junho de 2010

Exposição revela criações do cartunista Spacca

Em mais de trinta anos de carreira, o cartunista Spacca desenhou um incontável número de personagens. O inseguro príncipe regente Dom João VI, o boa vida Jubiabá, o destemido Santos Dumont e o intrépido pintor Debret são alguns deles.

Fruto de muita pesquisa e exercícios criativos, estes seres de papel povoaram de tiras publicadas em jornais até adaptações de obras literárias ou históricas para os quadrinhos.

Numa exposição inédita, Spacca revela em 20 painéis seu processo de criação. Personagens de Spacca - Do esboço à publicação ficará aberta ao público até o dia 22 de agosto na Biblioteca de Literatura Fantástica Viriato Corrêa (Rua Sena Madureira, 298 – Vila Mariana – São Paulo), com entrada gratuita.

A exposição integra a programação do HQ em Pauta – Encontro de profissionais e leitores de Histórias em Quadrinhos, que acontece no mesmo local nos dias 31 de julho e 1º de agosto.

O evento vai para abordar alguns dos temas que envolvem a produção, distribuição e influências das histórias em quadrinhos e vai contar com exibição comentada de filmes, palestras, debates e mesas redondas (veja programação completa em www.hqempauta.com).

O quadrinhista, ilustrador e cartunista João Spacca de Oliveira, o Spacca, nasceu na cidade de São Paulo em 1964. Trabalhou com publicidade e animação, e foi chargista político do jornal Folha de S.Paulo. Publicou as HQs Santô e os pais da aviação, Debret em viagem histórica e quadrinhesca, Dom João Carioca e Jubiabá, de Jorge Amado, todos pela Cia. das Letras. Atualmente, prepara a adaptação para os quadrinhos do livro As barbas do imperador, de Lília Schwarcz.

Nenhum comentário: