quinta-feira, 17 de junho de 2010

Papo de Quadrinho viu: Kick-Ass - Quebrando Tudo

Para manter a tradição de respeito aos leitores do blog, esta nota não contém spoilers.

A convite da Paramount Pictures Brasil, Papo de Quadrinho assistiu ao filme numa sessão exclusiva para jornalistas.

Kick-Ass é mais uma bem-vinda adaptação dos quadrinhos para o cinema.

Baseado na série homônima escrita por Mark Millar e desenhada por John Romita Jr., a HQ está prestes a ser lançada no Brasil pela Panini - dê uma conferida nas livrarias.

A história parte de uma ideia tão simples quanto original: o que aconteceria se um nerd fã de quadrinhos, sem poderes ou treinamento, decidisse se tornar um super-herói apenas vestindo uma fantasia?

Dessa forma absurda e genial, começam as aventuras de Dave Lizewski, um cara comum que ama quadrinhos de super-heróis, veste uma fantasia comprada pela Internet, arma-se com dois tacos e sai pelas ruas "combatendo o crime".

O resultado dessa loucura não poderia ser outro: logo no primeiro assalto que tenta impedir, Lizewski é trucidado. Depois de uma longa recuperação, ele não desiste e parte novamente para a ação.

Ao salvar de forma atrapalhada um rapaz do ataque de uma gangue, é filmado por celular e o vídeo cai no Youtube, onde espalha-se feito fogo. Kick-Ass vira um fenômeno midiático.

Só que ele não é o único mascarado da vizinhança.

Como era de se imaginar, a história do filme não é identica ao gibi. Mudanças foram necessárias para atingir um público maior. E embora elas retirem um pouco do absurdo de algumas situações que aparecem nos quadrinhos, preservam toda a diversão, bom-humor e a violência original, o que torna o filme fluído e com o bônus de ótimas atuações do elenco principal.

O destaque vai para o ator - e grande fã de quadrinhos - Nicolas Cage, que faz do atormentado justiceiro Big Daddy, uma personificação de Adam West - ator que interpretou Batman na TV no seriado dos anos 1960.

O filma acerta a mão quando apresenta de forma divertida todo o universo em torno das histórias em quadrinhos: os fãs, as manias, as referências: tudo com muito bom-humor, prestando uma homenagem a todos que amam quadrinhos de super-heróis.

A mistura de boas atuações, muita ação e uma boa trilha sonora endossam a direção segura de Matthew Vaughn que faz de Kick-Ass um modo diferente, mais real (ou talvez mais surreal) de ver os super-heróis no cinema.

Se você é fã de quadrinhos ou não, certamente vai se divertir muito.

PS: "Kick-Ass" não tem um termo correspondente em português. Literalmente é algo como “Chuta-Traseiros”; em tradução livre, seria o “dono do pedaço”, o “fodão”. Sinta um gostinho desta ótima adaptação dos quadrinhos no trailer abaixo.

Nenhum comentário: