quinta-feira, 15 de julho de 2010

O Escapista: a deliciosa arte da mentira

No ano 2000, o escritor Michael Chabon publicou o livro As Incríveis Aventuras de Kavalier & Clay (lançado no Brasil dois anos depois pela Ed. Record), sobre a desventura de dois primos judeus no emergente mercado de quadrinhos do final dos anos 1930.

Jovens, talentosos e sonhadores, e inspirados pelas vendas astronômicas das revistas estreladas pelo Superman, Joe Kavalier e Sam Clay criaram o Escapista, um herói com incríveis habilidades na arte do escape – derivados de uma chave de ouro – e cuja nobre missão era libertar os oprimidos qualquer que fosse a causa de sua privação.

Vítimas do selvagem sistema de publicação da época, enganados e desiludidos, Kavalier e Clay perderam os direitos sobre seu bem sucedido personagem, que nos anos seguintes iniciou uma peregrinação de anonimato e reaparecimento nas diferentes eras das histórias em quadrinhos norte-americanos.

Tudo isto é muito interessante e também uma grande mentira, uma deliciosa mentira. Kavalier e Clay nunca existiram; o Escapista nunca foi publicado. Melhor dizendo, nunca havia sido publicado. Até agora.

A Devir lançou recentemente o encadernado As Incríveis Aventuras do Escapista, uma coletânea de aventuras do personagem que poderiam muito bem ter sido publicadas ao longo das últimas décadas.

O livro, de 192 páginas, reúne 10 histórias escritas e desenhadas por grandes nomes dos quadrinhos – Harvey Pekar, Howard Chaykin, Steve Lieber, Gene Colan e Brian K. Vaughn entre eles –, todos evidentemente apaixonados pela obra de Chabon.

O próprio Chabon assina a primeira história, A Passagem da Chave, que conta a origem do herói – tal e qual é descrita em seu livro original.

A mistura de tantos talentos proporciona uma experiência eclética, ora saudosista ora experimental. São história que poderiam muito bem ter sido publicadas ao longo dos últimos 70 anos como Michael Chabon quis fazer crer ao inventar uma mitologia tão rica e que mistura ficção com realidade.

Em As Incríveis Aventuras de Kavalier & Clay, o livro, Chabon resgatou o clima de euforia juvenil do final dos anos 30 e ilustra, por meio de seus dois protagonistas, todo o cenário da sociedade norte-americana que, no mundo real, inspirou jovens como Jerry Siegel, Joe Shuster, Bob Kane, Will Eisner e tantos outros a promover uma das maiores revoluções culturais que os Estados Unidos viveram. É um Homens do Amanhã romanceado.

Por falar em Will Eisner, As Incríveis Aventuras do Escapista ainda tem o mérito de publicar a última história escrita e desenhada pelo mestre antes de falecer em janeiro de 2005. Num breve prefácio à história O Escapista e O Spirit, Diana Schutz, editora da Dark Horse, lembra que um dia após entregar suas páginas Eisner foi internado; duas semanas e meia depois, morreu.

Como extra, a belíssima edição da Devir trás uma galeria de imagens e uma falsa matéria jornalística que “relembra” a carreira do Escapista ao longo das décadas, adicionando um novo tempero à mentira de Chabon.

As Incríveis Aventuras do Escapista custa R$ 44,50 e vale cada centavo. Se tiver oportunidade, leia também o livro original de Chabon publicado por aqui pela Record e que ainda pode ser encontrado em algumas livrarias e lojas virtuais.

Nenhum comentário: