quinta-feira, 29 de julho de 2010

Papo de Quadrinho viu: Batman Under the Red Hood

A cada nova animação lançada pela DC/Warner fica mais difícil eleger a melhor. Isto porque o produtor-executivo Bruce Timm recusa-se a se render a um estilo bem sucedido e, em vez disso, faz a ousada opção criativa de saltar de um gênero para outro.

Há o experimentalismo de Gotham Knights, a ação sem pausas de Crise nas Duas Terras, a nostalgia de A Nova Fronteira, a nova roupagem das origens da Mulher-Maravilha e do Lanterna Verde... e há a violência de Under the Red Hood.

Assim como os anteriores, o novo desenho estrelado pelo Homem-Morcego foi lançado diretamente para consumo doméstico (DVD e Blu-Ray) e chegou às lojas americanas nesta semana.

Under the Red Hood é um soco no estômago. A história é baseada na minissérie homônima dos quadrinhos de 2005, e mostra como o segundo Robin, Jason Todd, foi cruelmente assassinado pelo Coringa e ressurgiu como a nova versão de um antigo vilão clássico, o Capuz Vermelho.

Para além da violência explícita e a grande quantidade de mortes, a animação é dotada de intensa carga dramática. Pela visão distorcida do renascido Jason, não basta combater o crime, é preciso controlá-lo a qualquer custo.

Implícita nesta lógica está a vingança contra seu assassino e contra o próprio Batman, que não teria punido exemplarmente (ou seja, com a morte), seu algoz.

O desenho é todo ótimo, repleto de flashbacks, e chega a ser emocionante assistir ao Homem Morcego atuando ao lado dos antigos Robins, Asa Noturna e o próprio Capuz Vermelho.

Mas o melhor mesmo está nas duas extremidades: a sequência inicial com a morte de Jason pelo maníaco Palhaço do Crime e o embate final, em que Batman é forçado a mostrar que é superior a seu ex-parceiro tanto física quanto moralmente.

Destaque ainda para a caracterização do Coringa, mais insano que nunca mas, ainda assim, na medida certa e sem os excessos que vêm sendo atribuídos a ele nos quadrinhos.

Ao final, Under the Red Hood deixa um gosto amargo na boca. Mas vale cada momento.

Um comentário:

Drope Aquim disse...

Eu já tinha lido a HQ e vi o filme-desenho semana passada.
Mto legal mesmo! Segue fiel a HQ (com devidas e pertinentes mudanças necessárias para adaptar).

Pq deixa gosto amargo no final?
Abraço