terça-feira, 3 de agosto de 2010

Considerações sobre o segundo HQ em Pauta

O legal de ajudar a organizar um evento como o HQ em Pauta (dias 31 de julho e 1 de agosto, na Biblioteca Viriato Corrêa, em São Paulo) é que você fica lá o dia todo e acaba aproveitando o que tem de melhor.

Para além da qualidade das palestras, mesas redondas e debates, da cobertura “cartunística” de Laudo, da exposição do Spacca, da exibição de filmes e da bela Supergirl que recebeu os participantes, o HQ em Pauta fez jus a seu nome: Encontro de Profissionais e Leitores de Histórias em Quadrinhos.

O que mais se viu nos dois dias do evento foi isso: artistas, editores, jornalistas e escritores interagindo com os leitores num clima informal.

Pessoalmente, foi um prazer rever bons amigos como Maurício Muniz e André Morelli, meus colegas da Mundo dos Super-Heróis; Danilo Beyruth, Spacca, Paulo Ramos, Cláudio Martini, Fábio Sales (HQ Além dos Balões), Renato Lebeau (Impulso HQ), Laudo, Omar Viñole, Will e tantos outros.

Mais legal ainda foi conhecer de verdade muita gente que eu só mantinha contato ou tinha ouvido falar no mundo virtual, caso de Gonçalo Jr., Felipe Massafera, Marcelo Naranjo, Vini Visentini (VAL), David Lee (o criador do banner deste blog), o pessoal do Melhores do Mundo, a gatíssima Larissa Palmieri e Eddy Barrows.

Este último merece um comentário à parte. Eddy é o tipo de pessoa que faz a gente voltar a ter esperança na humanidade. Ele é “só” o atual desenhista do Superman e é de uma gentileza e humildade pouco encontradas hoje em dia. A cena do Eddy Barrows traçando umas esfihas do Habib’s na copa da biblioteca junto com o staff do evento é uma das que vou levar para sempre na memória.

A foto que ilustra este post é de um desenho que Eddy fez ali, na hora, com material improvisado, e que deixou de presente para a Biblioteca Viriato Corrêa.

O que mais se ouviu dos participantes foram elogios à qualidade e à organização do evento. Isto é terrivelmente gratificante já que foram os quesitos para os quais Edson Rossatto e eu dispensamos mais atenção. Parece que fomos bem sucedidos.

Pena que acabou. Janeiro de 2011 tem mais.

Atenção: Nos próximos dias, o HQ Além dos Balões vai colocar no ar a cobertura completa do evento e, em seguida, a íntegra de todas as atividades no auditório. Fique de olho.

5 comentários:

Helder. disse...

Lamentei muito não ter ido desta vez. Meu fim de semana foi complicado demais.

Mas da proxima não faltarei!

DAVID LEE disse...

O evento estava muito bem organizado, Jota. Estava de nível universitário. Nem a Fest Comix conseguiu fazer igual... Parabéns! Só faltou uns pães de queijo...hhahahah... mas isso é um caso a parte pois o importante de um evento estava lá.

Abração.

Jota Silvestre disse...

Olha, David, até isso foi pensado, mas tivemos um problema de comunicação e acabou não rolando.

Abs

Vini disse...

O evento foi demais! Espero repetir a experiência ano que vem. Conhecer meu ídolo Spacca não teve preço!
Foi muito bacana mesmo ter conhecido toda a galera lá e principalmente vc, que se mostrou atencioso e interessado nos assuntos q a gente foi conversando. Geralmente as pessoas nesse meio são muito fechadas, mas tive outra sensação nesse evento. Era uma reunião de amigos!
E que venha a próxima!
Abração!

Jota Silvestre disse...

Bacana que vc gostou, Vini. Foi muito legal conhecer vc e um pessoal com quem eu só trocava e-mails. Janeiro tem mais!

Abs!