terça-feira, 3 de agosto de 2010

DataTársis informa: Queremos um JOGO JUSTO!

Como os dois editores deste blog são fãs confessos de videogames, quero abrir um pequeno parêntese para militar sobre um tema que, tenho certeza, afeta todos os admiradores e jogadores.

É o projeto JOGO JUSTO.

A indústria global de videogames já ultrapassou a indústria do cinema e da música. Mas o Brasil representa apenas 0,5% da deste montante.

Por quê?

Por causa dos altos impostos que fazem consoles e jogos custarem até o triplo do que custam nos Estados Unidos. Essa situação é vexatória, sem sentido e um atraso ao País, que poderia lucrar muito com essa indústria. O Brasil tem hoje 195 milhões de habitantes, mais da metade é jovem, o que faz com que nosso mercado tenha enorme potencial para crescimento.

Hoje, os impostos absurdos:

- estimulam a pirataria ;
- prejudicam o consumidor;
- prejudicam os varejistas;
- prejudicam milhares de estudantes de desenvolvimento e design de games;
- prejudicam desenvolvedores e publishers de games;
- desestimulam investimentos nas tecnologias de ponta, necessárias para o desenvolvimento de jogos; e
- desestimulam as grandes empresas de games de investir no Brasil.

O projeto de lei 300/07, apresentado em 2007 pelo então deputado Carlito Merrs (PT-SC), estende para os videogames os benefícios que desoneram produtos de informática. Se for aprovado, os jogos vão ficar mais baratos instantaneamente.

O problema é que desde 2008 ele está parado na Comissão de Finanças do Senado. O relator é o deputado Antonio Palocci (PT-SP). Não é possível um projeto de lei de tamanho impacto econômico ficar paralisado dois anos.

Se você é fã de videogames ou simplesmente entende sua importância para a economia brazuca, converse com seus amigos e participe desse Jogo Justo.

Nenhum comentário: