terça-feira, 10 de agosto de 2010

Farol HQ: novo selo de quadrinhos



A iniciativa é da Editora DCL e, num primeiro momento, vai lançar adaptações de clássicos da literatura universal produzidas pela editora indiana Campfire, especializada em graphic novels.

O anúncio oficial da Farol HQ acontece na Bienal do Livro de São Paulo, que começa nesta sexta-feira (13). Dos dez títulos programados para este ano, quatro serão lançados no evento literário: Alice no País das Maravilhas (Lewis Carroll, Moby Dick (Herman Melville), Viagem ao Centro da Terra e Vinte Mil Léguas Submarinas (ambos de Júlio Verne).

Em release, a editora de Literatura da DCL, Daniela Padilha, não nega que o foco sejam as escolas, possivelmente por meio de programas governamentais como o PNBE e similares: “Nosso principal direcionamento será de adaptações de clássicos, para serem usados em sala de aula como mais um gênero de trabalho”.

Nenhum problema quanto a isso. Papo de Quadrinho teve acesso a três destes títulos e, de fato, são adaptações bastante fiéis aos textos originais. Isso somado à uma arte competente e ao bom acabamento proporcionado pela DCL podem ser ferramentas poderosas para abrir os caminhos da literatura universal aos jovens.

Para os mais experientes, que já tiveram acesso às obras originais, não deixa de ser uma boa releitura.

Sorteio
Na próxima semana (a partir do dia 16), Papo de Quadrinho vai sortear um destes três títulos: Alice no País das Maravilhas, Moby Dick ou Vinte Mil Léguas Submarinas.

Os leitores podem escolher qual livro querem que seja sorteado na enquete ao lado.

2 comentários:

Tyr Quentalë disse...

Vai ser sorteio pelo Twitter de novo, não é? Snif...

Jota Silvestre disse...

Se eu parar de apanhar do Google Docs, não será pelo twitter desta vez.

bjo