terça-feira, 10 de agosto de 2010

Sai lista dos selecionados pelo PNBE 2011

Para quem não está familiarizado com o termo, trata se Programa Nacional de Biblioteca da Escola, um programa do FNDE, ligado ao Ministério da Educação, que compra livros diretamente das editoras para distribuição nas bibliotecas de escolas todo o País.

Há alguns anos, o PNBE incluiu em seu edital o gênero quadrinhos, fazendo crescer os olhos das editoras - o volume adquirido pelo Governo Federal é muito superior ao que é vendido em bancas e livrarias.

Dito isto, saiu ontem no Diário Oficial da União a lista dos 300 livros selecionados para distribuição no ano que vem.

Numa rápida corrida de olhos, consegui identificar alguns quadrinhos (prometo fazer uma checagem mais apurada nas próximas horas e atualizar este post).

De toda a lista, o que mais chamou atenção e particularmente encheu este editor de alegria foi a escolha do Necronauta, de Danilo Beyruth. Elogiadíssima no meio dos quadrinhos, a revista vai chegar agora a um número maior de jovens leitores. É também a prova de que é possível fazer quadrinhos de super-heróis no Brasil sem recorrer a fórmulas desgastadas.

A propósito, outra HQ selecionada foi Zoo, do Nestablo Ramos. Levando em conta que as duas são revistas de autores brasileiros e foram lançadas pela HQM, nada mais justo que dar os parabéns ao Leonardo Vicente e toda a turma da editora por investir na produção nacional de qualidade.

Mais alguns títulos que identifiquei: Os Brasileiros (Conrad), 25 Anos do Menino Maluquinho e Maluquinho por Futebol (Globo), O Aniversário de Asterix e Obelix (Record), Persépolis (Schwarcz), Causos de Assombramento em Quadrinhos (Frase Efeito), O Cortiço e O Guarani (Ática), A Volta do Fradim (Geração Editorial), Peanuts Completo – 1950 a 1952 (L&PM), e Bidu 50 Anos, Demolidor, o Homem sem Medo e MSP 50 Anos (Panini).

Estes últimos merecem um comentário: no caso de MSP 50 é mais do que justo; na minha opinião é um dos melhores livros em quadrinhos dos últimos tempos. Agora... Demolidor?! Até gosto bastante dessa minissérie do Frank Miller e John Romita Jr., mas me leva a indagar quais são os critérios dos selecionadores...

Nenhum comentário: