sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Roteirista de HQ se aventura em “tiras literárias”

Os nanocontos estão para a literatura assim como as tiras estão para os quadrinhos: uma mensagem rápida, de sentido completo e instantâneo, num espaço reduzido.

O escritor e roteirista de quadrinhos Edson Rossatto vem se dedicando ao gênero nos últimos meses e acaba de reunir sua produção no livro Cem Toques Cravados, que tem lançamento no dia 4 de novembro, na Livraria Martins Fontes (Avenida Paulista, 509), em São Paulo.

O autor lembra que sua inspiração veio do trabalho dos desenhistas de tiras. “Como não sei desenhar, parti para um formato literário que tivesse o mesmo efeito”, explica.

Inspirado pelo título do livro 16 Linhas Cravadas, do escritor e autor Mário Lago, Rossatto impôs-se o desafio de escrever as histórias com exatos cem caracteres.

Alguns dos nanocontos apresentados na obra são inéditos, enquanto outros foram publicados originalmente no blog http://www.cemtoquescravados.com/ e no Twitter (@cemtoques).

Desde setembro, alguns deles vêm sendo veiculados nos vagões do Metrô de São Paulo por meio da TV Minuto.

Rossatto tem dois livros em quadrinhos publicados, História do Brasil em Quadrinhos – Independência e História do Brasil em Quadrinhos – República, ambos pela Editora Europa.

O autor tem experiência também com textos curtos: escreveu o livro Curta-Metragem (2004) exclusivamente com textos de até 600 caracteres, os chamados microcontos. Nos anos seguintes, editou outras duas antologias de microcontos, Expresso 600 e Histórias Liliputianas.

Nenhum comentário: