quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Câmara Federal lança revista em quadrinhos

Sepé Tiaraju – O Índio, o Homem, O Herói, com roteiro de Luiz Henrique Gatto e arte de Plínio Quartin, conta a vida do líder indígena que lutou contra portugueses e espanhóis no século XVIII na atual região do Rio Grande do Sul.

O projeto é uma iniciativa do deputado Marco Maia, do PT-RS, autor da lei que transformou Sepé em “herói nacional”, e foi desenvolvido pela Coordenação de Divulgação Institucional da Câmara.

A primeira tiragem será de 18 mil exemplares (sendo três mil em edição de luxo) e a distribuição, gratuita, em escolas e bibliotecas públicas de todo o País. O dowload gratuito da HQ no formato PDF pode ser feito aqui.

É algo para se pensar. Desde que os quadrinhos foram incluídos no Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), o governo vem adquirindo, via licitação, um grande número de títulos diretamente das editoras para distribuição nas escolas públicas.

Isto claramente aqueceu o mercado e estimulou as editoras a investir em lançamentos, abrindo mais oportunidades para quadrinhistas.

Se o poder público passar a publicar suas próprias HQs, qual o futuro dos quadrinhos no PNBE? Sepé é um caso isolado ou pode virar tendência?

Nenhum comentário: