segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Cartum pornográfico em prova de Geografia

Atualizado em 22/11

Ouvido na CBN Curitiba.

A imagem ao lado estampou uma avaliação para crianças entre 6 e 7 anos da rede pública de ensino em Curitiba.

A CBN Curitiba disponibilizou o link para o áudio da reportagem de Álvaro Borba (formato do áudio: .wma).

A reportagem ouviu um especialista, que aproveitou para criticar o uso dos quadrinhos na Educação. Segundo ele, as crianças brasileiras já têm dificuldade em interpretar textos e o uso de cartuns não colabora.

O desenho de Dan Collins, colaborador da revista masculina Hustler, não deixa dúvidas. Difícil é saber se crianças nesta idade entenderam a piada, mas isso não justifica a falha.

Fico imaginando o que passa na cabeça do educador que faz uma coisa dessas: desatenção, incompetência ou um senso de humor doentio?


A pedido de um leitor, complemento a nota com a imagem abaixo, que mostra em que contexto o cartum foi utilizado na prova (é a primeira de cima, à direita).

Photobucket

6 comentários:

Unknown disse...

Mas em que raios de pergunta esse cartum foi usado numa prova de Geografia? o_0

Mutante X disse...

Particularmente, acho que não podemos subestimar a capacidade de compreensão das crianças. Hoje em dia, com a facilidade da Internet, elas têm acesso a milhões de informações e já têm mais conhecimento sobre certas questões que muitos adultos. Mas como você mesmo falou, mesmo que não tenham compreendido, não justifica a falha. Isso só prova o nível em que está o ensino hoje em dia. O governo se preocupa com questões como racismo nos livros de Monteiro Lobato ou educação sexual com a justificativa de preservar DSTs (que é justificável, mas não no nível em que vemos). Ler e escrever que é bom, fica pra segundo plano. Os valores estão invertidos ou eu é que nasci do avesso?

Jota Silvestre disse...

Alphazine, já complementei a nota respondendo sua pergunta.

Obrigado pela dica.

Abs

Tyr Quentalë disse...

Um absurdo um tipo de falha como essa. Eu teria ido à diretoria e comprado briga se uma prova dessa fosse apresentada para o meu filho.

Tarsis Salvatore disse...

A falha aconteceu pq quem selecionou o material não prestou a devida atenção, nem leu, nem revisou.
Ai, é só culpar "os quadrinhos".

Wagner Cordeiro disse...

E acaba sendo por este tipo de conduta que o povo em geral acaba julgando o uso de HQs e relacionados na educação.

Triste.

E mais triste ainda é o especialista que fala mal do uso de HQs (apropriadas, obviamente) na educação.

O detalhe é que Havita, o índio da Disney, foi o escolhido para ser relacionado à oca. O Papa-capim estava ocupado protestando em Brasília?