sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Papo de Quadrinho viu: RED – Aposentados e Perigosos

Para manter a tradição de respeito aos leitores do blog, esta nota não contém spoilers.

O filme que estreia hoje (12) no Brasil é baseado na minissérie em três edições escrita por Warren Ellis, com desenhos de Cully Hamner, publicada originalmente em 2003 pela editora WildStorm.

É impressionante o que Jon e Erich Hoeber fizeram com o roteiro deste longa-metragem. A HQ de Ellis é pouco mais que um plot, um argumento, um ponto de partida. Mostra como o agente aposentado da CIA Paul Moses vai atrás dos diretores da agência que mandaram assassiná-lo. Ponto.

O filme vai muito além. Depois que é arrancado de sua monótona aposentadoria por uma equipe da CIA que tenta matá-lo, Frank Moses (Bruce Willis, ótimo) sai em busca de seus antigos companheiros para alertá-los que correm o mesmo perigo.

É aí que entra em cena um elenco estelar: Morgan Freeman, John Malkovich e Helen Mirren – cada um tentando viver sua vida após décadas de serviços prestados ao governo americano. Aposentados, mas extremamente perigosos.

A história também aprofunda a relação entre Moses e sua atendente no serviço social (Mary-Louise Parker, ótima), cria a figura do jovem e ambicioso agente William Cooper (Karl Urban, ótimo – desculpem a insistência) que tem a missão de caçar Moses, e enriquece os motivos que levaram o ex-agente a entrar na lista negra do governo.

Não à toa, RED é classificado como uma “comédia de ação”; pois é isso que o filme tem de sobra: muito tiroteio, ótimas cenas de ação, conspiração e bom humor, muito bom humor – preste atenção na passageira que é “interrogada” pelo neurótico personagem de Malkovich.

O diretor Robert Schwentke caprichou no ritmo do filme e na pós-produção, em especial nas transições de ambiente.

A WildStorm aproveitou o embalo do filme para lançar mais quatro edições especiais de RED, cada uma delas centrada em um dos ex-agentes da CIA para lhes dar o background que a série original de Ellis não contemplou.

Aqui no Brasil, a Panini também entrou na onda e anunciou, para hoje (mesmo dia de estreia do filme), o lançamento do encadernado reunindo as três edições da minissérie original (72 páginas, lombada canoa, R$ 7,90).

Se você gosta de ação e humor, principalmente juntos, não deixe de assistir a RED – Aposentados e Perigosos. Diversão garantida!

Nenhum comentário: