terça-feira, 14 de dezembro de 2010

"Cicatrizes", a melhor HQ de 2010

Fui convidado por alguns colegas para indicar minhas 10 melhores HQs do ano (assim que as listas forem publicadas, divulgo aqui). Não foi uma tarefa fácil, considerando o número de bons lançamentos neste ano que, tanto aqui quanto lá fora.

Porém, não tive dúvida sobre o primeiro lugar: Cicatrizes, de David Small, da editora Leya/Barba Negra.

Justifico:

Poucas vezes vi um domínio da narrativa de quadrinhos tão perfeito. No livro, de 336 páginas, o autor concentra-se na infância difícil em Detroit e na cirurgia para extração de um tumor maligno na garganta que o deixou temporariamente sem fala e com as cicatrizes do título.

A trama em si é carregada, densa, claustrofóbica. Small, um garoto sensível e imaginativo, precisou conviver com a mãe recalcada, o pai ausente, o irmão mais velho e a avó maluca.

Sua fuga se dava em sonhos e fantasias inspirados em Alice no País das Maravilhas, magistralmente retratados numa fusão com a dura realidade – evidenciando que, para o pequeno David, tratava-se do mesmo mundo.

O autor usa uma técnica que convida o leitor a entrar na história. A sequência de abertura, por exemplo, parte de um plano panorâmico até chegar à porta entreaberta de sua casa, e daí para a sala, a cozinha...

Os balões e recordatórios são raros e precisos. Cicatrizes lembra um filme mudo –uma metáfora do período em que o autor perdeu a voz . As imagens são praticamente o único suporte para o entendimento da trama e, como tal, precisam traduzir tanto o mundo externo quanto o interior do personagem.

É aí que David Small esbanja o tal domínio da técnica a que me referi. Os desenhos – alguns inclusive não finalizados – são ricos em expressões faciais e corporais.

David Small acabou por superar tudo isso e se tornou um homem realizado e um grande artista. Cicatrizes não é uma biografia; é um sensível retrato de um homem que poderia ter se perdido em suas próprias frustrações, mas hoje é capaz de olhar para dentro de si e expurgar tudo isso numa obra de arte.

Imperdível!

Um comentário:

Drope Aquim disse...

Opinião: vc poderia por links de sites que vendem essas HQs, ainda mais de editoras "pequenas" ou "novas" no mercado. A maioria só vende PANINI! Um saco!
Poderia por também os sites que estão com promoções da HQ rsrsrsrs
Abraço!