quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Papo de Quadrinho viu: Megamente (3D)

Para manter a tradição de respeito ao leitor, essa nota não contém spoilers.

Por Társis Salvatore

A convite da Paramount Pictures Brasil, Papo de Quadrinho assistiu ao filme em 3D, em uma sessão exclusiva para jornalistas.

Como nasce um herói? O que o torna herói? Sua coragem, seus instintos, seus dons naturais? Seu destino?


São perguntas que devem ser respondidas em Megamente, longa animado do diretor Tom McGrath (Madagascar 2 e Madagascar), que estreia neste fim de semana.

Em uma franca e bem humorada paródia de um conhecido super-herói, a história de Megamente começa com a destruição de sua galaxia e um casal mandando seu único filho para um planeta distante chamado Terra. Vitimado pela mesma tragédia, outro alien, muito parecido fisicamente com os humanos, também escapa da destruição, já que seus pais tiveram a mesma ideia para salvar o bebê.

O problema é que uma das naves, ao cair na Terra,, vai parar no presídio de Metro City, enquanto a outra, no seio de uma família norte-americana abastada. Assim começa as aventura de Megamente, um criminoso talentoso porém fracassado, gênio tecnológico que se auto intitula vilão e cientista louco, cujo destino é atormentar a cidade de Metro City e ser constantemente frustrado ao enfrentar sua contraparte, o outro alien que se deu bem e virou protetor da cidade: Metro Man.

Os impagáveis clichês do universo dos super-heróis e as homenagens ao Superman são perceptíveis aos olhos dos nerds e fãs de quadrinhos mais experimentados.

A dobradinha certeira entre personagens carismáticos com um roteiro inteligente, prende a atenção ao filme, além de claro, o inusitado fato de que as aventuras são narradas do ponto de vista do vilão. Falando em vilão, podemos concluir que Megamente está mais para cientista atrapalhado do que propriamente um ser malévolo.

Não é preciso discorrer sobre a parte técnica do desenho, que é impecável: ação, personagens, enquadramentos, tudo no capricho.

Desde Os Incríveis de 2004, nenhum outro desenho para a família com a temática super-heroica foi tão instigante quanto Megamente.

Seja pela beleza da animação em 3D, pelas inúmeras reviravoltas da história ou pela transgreção de fazer o público torcer (ou pelo menos entender) o vilão, o desenho Megamente é diversão garantida.

Fiquem ligados na trilha sonora bacana que dá o ritmo em diversos momentos.


O filme é encontrado em versão dublada, legendada e 3D - que dá um toque a mais e torna o filme muito interessante - e vai divertir nerds, casais, crianças e fãs de animação em geral.

Abaixo, o trailer dublado:



Um comentário:

Haroldo do Vale Junior disse...

Muito mais profundo que os Incríveis...mesclou bons momentos emocionantes, com a ação e a comédia.

Um excelente programa, mesmo pra quem não curte super herois. Faz a gente pensar no que os vilões poderiam ser se não fossem os heróis. RECOMENDADÍSSIMO!!!