segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Vapt e Vupt: mais uma face de Márcio Baraldi

Além dos numerosos trabalhos que acumula como cartunista – e, mais recentemente, a coordenação do site de notícias Bigorna – Baraldi mantém a regularidade de lançar um livro por ano.

Vapt e Vupt é seu mais recente trabalho e revela uma face até então desconhecida para este editor. A obra não tem o humor ácido de Vale-Tudo nem o “rock na veia” de Hey Ho, Let's Go nem o caráter panfletário de seus cartuns para boletins sindicais.

Na falta de um termo melhor, as tiras de Vapt e Vupt são espiritualistas sem serem dogmáticas. As referências mais claras são ao espiritismo kardecista, mas não só a ele.

A abordagem pode ser nova para mim, mas certamente não o é para milhares de leitores. Vapt e Vupt é uma coletânea de tiras publicadas nos últimos 15 anos em revistas cristãs: Alô Mundo, Sem Fronteiras, Visão Espírita, Além da Vida e, atualmente, Espiritismo e Ciência.

Analisando corretamente, nem se trata de uma abordagem tão diferente da que Baraldi já manifesta em sua militância nos quadrinhos.

Em Vapt e Vupt, há mesma crítica social, a denúncia aos maus tratos aos animais, o alerta ecológico e outros temas que permeiam a premiada trajetória do cartunista – neste caso, tudo discutido pela argumentação dos dois passarinhos que dão título à obra.

No fundo, é o mesmo Baraldi de sempre, usando o que tem de melhor – sua arte – para lutar por um mundo mais justo.

Vapt e Vupt foi lançado numa parceria entre a editora de Baraldi, a GRRR!, e a HQM Editora, que vem fazendo um ótimo trabalho no apoio à produção brasileira de quadrinhos. O livro tem 50 páginas em couché colorido, capa plastificada e preço sugerido de R$ 10.

3 comentários:

Baraldao disse...

Ta lindo, man!!!
Valeuuu!!!
E Feliz Natal!
Abracao
Marcio

Marcio disse...

Ta lindo, man!!!
Valeuuu!!!
E Feliz Natal!
Abracao
Marcio

Jota Silvestre disse...

Vc é O CARA, Baraldão.

Forte abraço e sucesso, sempre.