segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Mauricio de Sousa solta comunicado sobre “Magali dançarina”

É mais um daqueles casos de um vídeo inocente postado no Youtube que se transforma em fenômeno da Internet.

Vestida com uma fantasia caseira da Magali, personagem da Turma da Mônica, uma jovem faz panfletagem no Largo da Carioca, centro do Rio de Janeiro. O que chama a atenção é a divertida performance.

Até hoje, o vídeo teve mais de 816 mil visualizações (assista aqui, se quiser) e virou matéria no Fantástico, da Rede Globo, deste domingo (30) – veja aqui.



Diante de tamanha repercussão, o cartunista Mauricio de Sousa decidiu se manifestar. Na noite do mesmo domingo, via twitter, emitiu um comunicado.

No texto, por um lado, reconhece o respeito que os artistas de rua merecem e lamenta as condições precárias de trabalho a que muitas vezes se submetem; por outro, como empresário, se posiciona contra o uso do personagem sem a devida autorização e cuidados relacionados à marca.

Finaliza garantindo que não há qualquer intenção de processar a artista; em vez disso, vislumbra a possibilidade de orientá-la no caminho da profissionalização ou até, quem sabe, aproveitá-la em seus quadros.

Para ler a íntegra do comunicado, clique aqui.

7 comentários:

Vagner Francisco disse...

Grande amigo, Jota.
Mesquinharia é um troço chato, né? O cara tá milionário, a mina está ainda divulgando [de forma viral] o personagem dele e o cara pensa em "responsabilidade".
Leia os comentários desse link, caso queira, e veja se o grande Mauricio está com moral com o povo... http://twixar.com/j9dglvcm
Abraço!

Jota Silvestre disse...

Grande Wagner! Cara, não concordo. Se o cara tá milionário, é por causa desse e de outros personagens. É legítimo que ele se preocupe com o uso que estão fazendo com uma criação dele. Ele não ameaçou a artista nem nada. Acho que ele se posicionou de forma bastante decente.

Abração

Vagner Francisco disse...

Tranquilo, Jota.
Mas se a moça quiser se vestir de Val, ou de outro personagem meu, tenha certeza de que eu deixaria. Não há homenagem maior a um criador do que isso. Na minha opinião, claro.
Abraço!

Carlos disse...

Me parece que o Sr. Mauricio de Sousa pelo sucesso e repercussão do vídeo se sentiu meio coagido a se manifestar, ou seja, ter que dar a sua palavra sobre o assunto e não poderíamos esperar outro posicionamento dele muito diferente daquele blá,blá,blá que ele escreveu, aliás eu se estivesse na posição dele escreveria a mesma coisa.

Fato concreto é que esse tipo de utilização undergroud dos personagesn famosos sempre existiu e existira e o Mauricio sabe bem disso como escreveu no seu texto isso também não prejudica em nada a divisão de teatro da turma da Mônica ou qualquer outro setor de licenciamento mas como eu já escrevi, ele pelo sucesso do assunto se sentiu obrigado a opinar, quem sabe seria melhor ele ignorar afinal além de divulgar em massa uma personagem coadjuvante dele é algo efêmero e fugaz que logo cairá no esquecimento como todo viral que rola na iternet, ou seja, na minha opinião o Sr. Mauricio deu importância demais pro assunto.

Carlos disse...

Outra coisa importante a destacar é que me parece que estamos vendo o clássico, dois pesos e duas medidas, a menina deixou claro que estava homenageando a personagem dele, como diz o próprio Mauricio numa dança caricata e como ele faz questão de destacar era Magaly com Y, ou seja, era uma satira caricata da personagem dele onde a menina tira o lucro (uns trocados) para sobreviver, mas não é justamente isso que o Mauricio de Sousa varias vezes fez nos seus gibis, fazendo sátiras ou melhor, "homenagens" com a turminha a seriados como Lost, filmes como Indiana Jones, games como Street Fighter e personagens como Harry Potter?

Características dessas própriedades intelectuais foram usadas para "homenagear" as mesmas porém com fins lucrativos nos gibis do Mauricio, ou seja, justamente o que a menina esta fazendo porque ela não pretendeu ser a personagem Magali pois como o próprio Mauricio da a entender no seu texto a personagem verdadeira não agiria (dançaria) como ela faz, ou seja, é uma homenagem que gera uns trocados pra menina e as homenagens da turma da Mônica quanto será que dão de lucro?

Anônimo disse...

Paródias são aceitas pela lei, diferente da Video Brinquedo que plagia na cara dura, vergonha é o Mauricio não dá crédito a seus autores, Disney, Al Capp, Bob Kane fazia isso no século passado, onde Mauricio ainda está...

zecarlos disse...

olha eu concordo com o mauricio...acho que ele esta certo mesmo...ao contraio do que foi dito la em cima sobre homenagem e tal,sei que cada um tem sua visao da coisa...mas acho que o artista brasileiro so vai ser realmente respeitado,se esse tipo de coisa nao acontecer,a magali dancando pode nao ter sido de ameaca a empresa do mauricio,tivemos um caso parecido com o benicio dias atras que foi serio,tipo esse tipo de coisa e errada querendo ou nao.
ate porque nao acredito nesse papo de homenagem nao,homenagem pra mim tem autorizacao do autor original,eu nao gostaria de ver minha arte estampando algum produto ou outdoor sem minha autorizacao,nem de brincadeira

mas o assunto e polemico mesmo