domingo, 7 de dezembro de 2008

5 Perguntas para Adriano Gon

Adriano Gon começou a se interessar por quadrinhos desde criança. Daí a criar seu primeiro personagem, Thunderman, em 1994, foi um pulo.

Agora, Adriano vai além e lança sua própria editora de quadrinhos independentes, a Núcleo de Histórias em Quadrinhos (NHQ), que lança dois títulos este mês: Crânio, de Francinildo Sena, e o próprio Thunderman. O terceiro lançamento, Dragon Saga, também de Adriano, teve que ser adiado por causa de um incêndio que destruiu todos os originais.

O quadrinhista e editor responde as cinco perguntas desta semana para o Papo de Quadrinho:

1) Como surgiu a idéia de lançar uma editora independente de quadrinhos?
Como fã assíduo de quadrinhos brasileiros, sempre ando pela internet em sites especializados sobre o assunto, e nesses sites sempre vejo editoras independentes e selos independentes. E tendo a Júpiter II (de José Salles) como inspiração, decidi fazer o mesmo e assim criar a Núcleo de Histórias em Quadrinhos, conhecida bem mais como NHQ. Logo depois de começar a elaborar como funcionaria, o amigo Francinildo Sena me mandou um e-mail falando do cancelamento da revista Crânio.

2) O calcanhar de Aquiles das editoras independentes continua sendo a distribuição. Como fazer os títulos da NHQ chegar aos leitores de modo a manter a saúde financeira da editora?
Internet e produção sob demanda. Esse é o segredo para conseguir manter a saúde financeira da NHQ sem ter que "fechar as portas".

3) Lamentavelmente, você perdeu todos os originais de Dragon Saga semanas antes do lançamento, que aconteceria este mês. Quais os planos para o personagem agora?
Continuo com o intuito de lançar, mas agora terei que recomeçar tudo de novo. Existe um amigo que quer fazer, eu dei carta branca pra ele me apresentar páginas e agora estou no aguardo para conferir se eu ou ele que fará as páginas novamente.

4) Dragon Saga seguia a estética mangá. Foi uma escolha artística ou mercadológica?
Era uma escolha artística minha. Hoje em dia, se eu for refazer, não será com estética mangá pois além de não desenhar mais nesse estilo, também não sou mais fã dessa estética. Mas se esse meu amigo fizer as páginas, ela permanecerá em estilo mangá.

5) O que um quadrinhista precisa fazer para ser publicado pela NHQ? Quais os critérios para seleção dos títulos?
Para ser publicado pela NHQ, tem que enviar o material para avaliação. Os critérios para se ter um título lançado pela NHQ é ter os requisitos necessários para que a HQ seja interessante: Roteiro e Arte de qualidade. Não cobramos nada para a produção e lançamento da sua HQ, para divulgação e essas coisas. Cobramos apenas a qualidade do trabalho a ser publicado.

Nenhum comentário: