quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

NHQ vai publicar exclusivamente na web

Uma má notícia para os quadrinhistas iniciantes. A recém-criada editora independente de quadrinhos NHQ está abandonando as edições impressas. Por e-mail, o editor Adriano Gon esclarece que o principal motivo para a mudança foi o aumento nos custos de impressão e postagem.

A primeira baixa do novo modelo de publicação da NHQ é a revista Crânio, de Francinildo Sena, lançada em dezembro. O site da editora informa que as vendas já estão canceladas e que quem adquiriu a revista antes disso vai recebê-la normalmente.

Para os novos leitores só vai restar mesmo a edição online no site que, garante Adriano, será reformulado em breve. A boa notícia é que histórias antigas do Crânio, já publicadas em papel, podem ir parar nas páginas eletrônicas da NHQ.

Inclusive, o próprio Francinildo tomou esta iniciativa e passou a publicar suas HQs no formato online em seu novo blog. Para tanto, criou até um selo, o Senarte.

A edição de estréia é Cachorro de Rua #1, de Mark Novoselic, publicada originalmente no fanzine Heróis Brazucas. Para breve, Francinildo promete colocar no ar outra criação sua, Cara de Gato.

De todo modo, Francinildo adianta que não pretende manter o Crânio fora das edições impressas e o coloca à disposição de algum editor interessado em publicá-lo.

3 comentários:

Ricardo Quartim disse...

Êpa! Esse eu quero ter!!!!!!!

flávio disse...

Gostaria de saber, sinceramente, aonde se enxerga a "má notícia" aí.

Pelo contrário, vejo uma excelente notícia. Os caras, ao invés de ficar reclamando da falta de oportunidade, estão CRIANDO A PRÓPRIA CHANCE! Estão colocando o trabalho deles pra todo mundo ver, e não se escondendo numa redoma.

Parabéns ao Gon e ao Francinildo pela iniciativa.

Jota Silvestre disse...

Calma, Flávio. Não me entenda mal. Apesar de ter algumas restrições quanto aos quadrinhos na web, não sou contra. Aliás, acho que é uma excelente forma de quadrinhistas iniciantes levarem seu trabalho a custo quase zero a um grande número de pessoas.

A "má notícia" aqui é que a NHQ começou com a proposta de publicar de forma impressa e foi obrigada pela crise a mudar seu modelo de negócios. Pelo e-mail que recebi do Gon, não foi uma opção. Acredito que, se pudesse, ele continuaria imprimindo as revistas.

Sou admirador do trabalho dele e do Francinildo.

Volte sempre!