terça-feira, 1 de setembro de 2009

DataTársis Informa: Quem ganha com a compra Marvel pela Disney?

Por Társis Salvatore

Como foi amplamente divulgado, a gigante do entretenimento informou nesta segunda-feira que comprará a Marvel por módicos US$ 4 bilhões.

Aproximadamente cinco mil personagens, incluídos os direitos para filmagens, de ícones mundialmente conhecidos como Homem-Aranha, Vingadores e Quarteto Fantástico ficarão sob o guarda-chuva do império Disney.

“Acreditamos que somando a Marvel a um único portfólio de marcas da Disney teremos significativas oportunidades de crescer e criar valor a longo prazo”, declarou o presidente e diretor-executivo da Disney, Robert Iger.

Os fãs querem saber apenas uma coisa: o que vai mudar? Mickey ganhará esqueleto de adamantium? Patópolis será invadida por Skrulls? A Marvel sofrerá censura ou terá interferência na parte criativa de suas revistas?

Papo de Quadrinho se fez a mesma pergunta e arrisca seu pescoço em algumas conjecturas.

De cara, a fusão foi boa para um grupo de pessoas: os acionistas da Marvel, que viram seus papéis valorizarem 27% do dia para a noite.

Mas e os milhões de fãs e leitores ao redor do mundo? Embora seja reconhecida como uma empresa conservadora, a Disney deve utilizar de seu know-how para desenvolver parques temáticos e brinquedos para a gurizada, ajudando a divulgar ainda mais os heróis da Casa das Ideias para um público jovem que não tem nos gibis uma fonte de entretenimento como seus pais tiveram.

Os desenhos animados da Marvel podem dar um salto de qualidade graças à Pixar, que certamente deve se envolver nos projetos.

Na área de quadrinhos, o controverso editor-chefe da Marvel, Joe Quesada, declarou em seu twitter: “Todo mundo pode respirar aliviado. Todas suas revistas favoritas continuam inalteradas.”

Também o editor sênior da Marvel no Brasil, Fernando Lopes, postou no twitter: “A Disney vai respeitar acordos de produção e distribuição, nenhuma interferência criativa, novas oportunidades. Vejamos no que dá”

Nem faria sentido a Disney intervir nos quadrinhos da Marvel, que hoje detém quase metade do mercado norte-americano de quadrinhos.

Resumindo: se as tendências positivas se confirmarem, a Marvel ganhará ainda mais em exposição com o público infanto-juvenil, terá melhores desenhos animados com seus grandes personagens, produzirá novos filmes e seus quadrinhos continuarão seguindo o rumo atual.

Para aqueles que temem que a Disney faça filmes de super-heróis infantilizados, para uma faixa etária mais jovem, vale lembrar ela possui o selo Miramax, responsável por grandes filmes de temática adulta.

Por fim, resta se divertir com as 10 possíveis interferências da Disney em sua nova marca:

1. A Mansão dos Vingadores passa a ser na Caixa Forte do Tio Patinhas;
2. Loki e Maga Patalógika unem forças contra os Novos Vingadores, agora, acrescidos de Superpato e Morcego Vermelho;
3. Os X-Men passam a ser comandados pelo Professor Ludovico;
4. A Rainha Má da Branca de Neve agora faz parte do Clube do Inferno;
5. Magneto afirma que os patos falantes são mutantes e o próximo estágio evolucionário da humanidade;
6. Exposto aos raios gama e Césio 137, surge o terrível gigante esperalda: Zé Carioca;
7. Lobão, Zé Grandão, João Honesto, Capitão Gancho, Dr.Estigma e João Bafo de Onça formarão o novo Sexteto Sinistro;
8. Mickey Mouse é o novo Comandante da SHIELD;
9. Namor anuncia seu casamento com a Pequena Sereia;
10. Justiceiro vai caçar os Irmãos Metralha.

13 comentários:

Anônimo disse...

P...essas 10 "interferências" são absolutamente ridículas...vamos ser mais sérios, quadrinho é para ser levado a sério, rende milhares de dólares ao redor do mundo...lendo isso, tenho sempre a mesma sensação de que brasileiro não é um povo sério...isso eu já sei desde que me conheço como gente.
M Santiago

Jota Silvestre disse...

Ah, deixa disso, Santiago. Quadrinho é coisa séria, mas também é entretenimento, diversão. Tente manter o bom humor. Esse negócio de Disney-Marvel é uma piada pronta, não dá para deixar passar a oportunidade...

Abs!

Anônimo disse...

Ah, sim, J, eu sou piadista sim, afinal, vivo num país de Sarney, Collor de Melo e aquele bando do manicômio do Senado de Brasília que esse povinho brasileiro desprovido de inteligência coloca lá. Agora, não acho o agora conglomerado Disney-Marvel uma piada pronta, aliás, se for, quem deve mesmo estar rindo são os executivos da Marvel, afinal, 4 Bi é uma quantia razoável. Mas, sério...eu estou preocupado, pois minha mulher distribui revistas da Panini e se a distribuição passar para a Abril ela deixa de distribuir, o que seria algo desastroso para ela. Pensando positivamente, eu espero que isso não aconteça, mas...bem, vamos ver como ficará.
M Santiago

Jota Silvestre disse...

Estou na torcida junto com vc, amigo, para que a Panini continue distribuindo Marvel no Brasil. Aliás, pessoalmente, acho mais fácil a distribuição da Disney passar para a Panini do que o contrário.

Abs!

Anônimo disse...

Tomara, J, senão pra minha mulher vai ser desastroso a dist. passar para a Abril.
M Santiago

kamikase disse...

Mano, seguinte, eu não gostei da compra, mas baseado nos arqumentos de vocês eu concordo que é cedo demais para fazer se vai dar errado. De repente, pode ser uma boa sim. Agora se zuarem os gibis, tipo, infantilizarem geral, ai já viu, né? Calmalá. Tab não tô falando que o Mickey vai ter garras, né?

Flw

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Antigravidade disse...

Vai dar merda nos quadrinhos, tenho quase certeza.

O Tarsis pode ser otimista. Eu prefiro ser realista! :-)

Jota Silvestre disse...

Eu fecho com o Társis, Mau. Esse seu "realismo' é coisa de DCnauta despeitado... hehehe

Abs!

Timão de virada! disse...

Eu duvido que a Disney vá se meter onde não conhece, ou seja, nos quadrinhos de super-heróis. Os caras querem grana véio, se a Marvel vende mais gibi como está, vão dar é força para o Queixada.

Não entendi o medo do Maurício do Antigravidade de azararem a Marvel, pensei que esse fosse o sonho de todo Dceninha eheheheh

Agora, o melhor foi o pensamento do Kibe Louco: "Se colocarem o Wolverine como 8º anão, ele come a Branca de Neve"

huahuahuahuahua

Antigravidade disse...

Caros senhores,

Sou "decenauta" por gostar mais das histórias da DC, não por querer que a Marvel se ferre. Claro que também gosto da Marvel e, desculpe, mas quem acha que um decenauta quer que "A Marvel se fere" está sendo... tolo, pra não falar outra coisa.

Chega do assunto por aqui. Tomara que estejam certos vocês e que a Disney não veja problema no Justiceiro currar um bandido com uma arma de vez em quando ou o Capitão Ultimate falar "Tá achando que este A é de França?" (e ofender o mercado europeu da Disney).

Escrevi há pouco na comunidade da Mundo no Orkut sobre esse assunto. Não vou escrever tudo aqui de novo. Longe de mim trazer meu pessimismo pra estas bandas. Heheh!

Abraços!

Anônimo disse...

Pelo que sei, a DC perde de longe da Marvel, é só ver as vendas mensais nos EUA, por uma razão muito simples: os da Marvel são mais humanos, os da DC são quase deuses...enfim...
M Santiago

Anônimo disse...

Eu até gosto da DC mas prefiro a Marvel. Ando comprando Crise Final, que eu espero, seja final mesmo, depois de milhares de crises na DC.
M Santiago