terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Ângelo Agostini: premiados e programação

Na semana passada, o mais tradicional prêmio nacional de quadrinhos, promovido pela Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP), anunciou a lista de vencedores nas sete categorias.

São eles:
Melhor Desenhista: Adauto Silva
Melhor Roteirista: Laudo Ferreira Júnior
Melhor Cartunista: Sivanildo Sill
Melhor Lançamento: Roko-Loko - Hey Ho, Let´s Go! (Editora GRRR...)
Melhor Fanzine: QI (Edgard Guimarães)
Troféu Jayme Cortez: José Salles (Editora Júpiter II)
Mestres do Quadrinho Nacional: Franco de Rosa, Henrique Magalhães e Rodval Mathias

A entrega desta 26ª edição acontece no dia 27 de fevereiro, a partir das 13h, no Senac Lapa Faustolo (Rua Faustolo, 1347 - Lapa - próximo ao terminal de ônibus da Lapa), com entrada franca.

Veja programação completa:
13h: Exibição do filme Deu no New York Times, do cartunista Henfil
14h30: Palestra A Divulgação dos Quadrinhos na Internet, com Carlos Costa (HQ Maniacs), Fábio Sales (HQ Além dos Balões), Paulo Ramos (Blog dos Quadrinhos), Renato Lebeau (Impulso HQ), Rodrigo Febrônio (Banca dos Quadrinhos) e Sidney Gusman (Universo HQ).
15h30: Apresentação de lançamentos de autores nacionais
16h: Premiação e exibição de trabalhos dos premiados
17h: Bate-papo com os quadrinhistas
18h: Encerramento

Durante todo o dia, o Quarto Mundo vai montar uma banca para vendas de suas produções independentes. Também haverá a criação de uma HQ coletiva pelos participantes do evento.

O Prêmio Ângelo Agostini é dedicado ao autor daquela que é considerada a primeira história em quadrinho nacional, As Aventuras Nhô Quim ou Impressões de uma Viagem à Corte, publicada no dia 30 de janeiro de 1869.

Desde 1984, quando foi criado o prêmio, esta data é considerada o Dia do Quadrinho Nacional. Esta edição marca, ainda, o centenário da morte de Ângelo Agostini.

O prêmio tem apoio do site Bigorna e da Inarco Internacional.

2 comentários:

Olivia Marco disse...

J, o evento terá filmagem oficial a que possamos ter acesso depois ?? Se não tiver, posso levar câmera para registrar ??

Jota Silvestre disse...

Não sei dizer, colega. As edições que fui não tiveram filmagem oficial. Pode ser que o programa HQ Alé dos Balões faça a cobertura do Angelo Agostini assim como fez do HQ em Pauta (em breve as palestras estarão disponíveis na íntegra).

Quanto a gravar por conta própria, acho que não há problema, mas seria bom consultar o pessoal da AQC-ESP.

Abs!