segunda-feira, 22 de março de 2010

Novo almanaque de desenhos animados

Ouço falar do trabalho do jornalista Paulo Gustavo Pereira desde a segunda metade da década de 80. Se a memória não me trai, ele lecionou na mesma faculdade em que cursei jornalismo, a Metodista, no ABC Paulista, e foi autor de um artigo na Folha de São Paulo sobre o Cavaleiro das Trevas, de Frank Miller.

Graças a este artigo, voltei a ler HQs depois de um longo hiato na adolescência; então, se eu não estiver errado quanto à autoria do artigo, devo esta ao Paulo. Depois, passei a acompanhar seu trabalho, especialmente o relacionado a cinema e séries de TV.

Paulo Gustavo Pereira é autor do recém-lançado Animaq – Almanaque de Desenhos Animados (Matrix Editora, 320 páginas, R$ 45,00). O livro é diversão garantida.

Como o próprio autor cita na introdução, se não estão lá todos os desenhos exibidos na TV brasileira, estão quase todos.

Pense numa animação que marcou sua infância e certamente a encontrará neste livro.

Os desenhos são divididos em décadas (levando em conta o ano de produção) e organizados em ordem alfabética. É um almanaque clássico, com verbetes curtos e de consulta rápida. Intercalando os capítulos, há artigos mais completos do Paulo Gustavo contextualizando a característica mais marcante de cada período das animações.

O autor não cedeu à tentação de se concentrar apenas nos programas de TV que marcaram a infância de sua própria geração. O livro avança até a primeira década dos anos 2000 e inclui animações novíssimas, como por exemplo, Garota Supersábia e Mecanimais, exibidas pelo Discovery Kids.

Se há um porém neste Animaq é o fato de as fotos ilustrativas serem em preto e branco. Obviamente, se todas as páginas fossem coloridas, o preço seria bem maior. Como consolo, além da coletânea de personagens na capa e contracapa, há oito páginas coloridas no miolo com uma pequena parcela dos desenhos resenhados – as duas páginas centrais são exclusivamente de super-heróis!

Como bônus, o livro traz um apêndice com a transcrição da narração da abertura de conhecidos desenhos e uma seleção de temas musicais que embalavam estas produções.

Para amantes da animação, saudosistas, profissionais, estudiosos e curiosos, Animaq é leitura indispensável.

9 comentários:

Haroldo do Vale Junior disse...

Acho que é a primeira vez que vejo uma publicação tão abrangente sobre desenhos animados. Meus parabéns ao autor.

já tem à venda pela Internet???(por que se eu for esperar chegar em Belém, não compro nunca! heheheh)

Caio Cesar disse...

Caro Jota
Será que este livro aborda personagens como Taro Kid, Principe Planeta, Super Homem do Espaço?
Desde já agradeço

Ricardo Quartim disse...

Putz! Mais um para eu ficar babando e passar vontade já que no momento não poderei comprar!
Esse se junta a lista do "Fantasma sempre aos domingos","Maurício de Souza 50" anos e a coleção dos álbuns do Príncipe Valente...

Jota Silvestre disse...

Caio,

sim, sim e sim.

Abs!

Jota Silvestre disse...

Haroldo,

dá uma olhada no site da Matrix Editora.

Abs!

Marcio disse...

O Paulao e um dos editores da Revista Sci-Fi News.Manja tudo de Seriados e afins!!!Ja comprei meu exemplar do livro! E otimo mesmo!!!

Mutante X disse...

Eu quero!! Vou juntar dindin pra comprar, juntamente com o Almanaque dos Seriados, do mesmo autor.

Lita disse...

Eu não gostei, tinha muitos erros de texto e de imagens e dava pra ver que foi copiar e colar da net

Jota Silvestre disse...

Lita, é natural que numa obra desse porte passem alguns erros.

Não acho que um cara com o conhecimento do Paulo Gustavo precise "copiar e colar da net".

Se vc tiver algum trecho desses para mostrar, fique à vontade em postar aqui.

Abs!