sábado, 5 de junho de 2010

DataTársis Informa: Leia "O Paraíso de Zahra"

Não é de hoje que os quadrinhos usam sua força para falar de política e questões polêmicas, sobretudo para narrar abusos e outros acontecimentos perversos em países sem liberdade democrática.

Nesses últimos dias, uma série feita para a internet - ou webcomic - O Paraíso de Zahra, chamou a atenção da mídia nacional ao ganhar versão em língua portuguesa exatamente no momento em que o Presidente Lula estreitava os laços diplomáticos com o Irã, país alvo das críticas. Conheci o "O Paraíso de Zahra" graças a essa tradução.

A história mistura ficção a fatos reais e conta a luta de uma mãe em busca de seu filho, desaparecido após um protesto contra as eleições de junho de 2009 que mantiveram o presidente Mahmoud Ahmadinejad no poder.

Entre outras acusações graves, Ahmadinejad fraudou as eleições presidenciais que o mantiveram no poder. A oposição iraniana o denunciou, mas o governo sufocou os protestos com mortes e prisões, sobretudo na capital do país, Teerã, e em outras grandes cidades.

A HQ é criada em tempo real, como uma novela na internet. Sua autoria é mantida sob anonimato, pois o roteirista iraniano identificado apenas como "Amir" e o desenhista árabe "Khalil" têm certeza de que seus familiares no Irã podem sofrer represálias do governo caso suas identidades sejam reveladas.

Com previsão de término para agosto de 2011, O Paraíso de Zahra ganhará versão impressa no Brasil pela editora Leya.

Assim como Persépolis - genial criação em quadrinhos de Marjane Satrapi - O Paraíso de Zahra se revela por meio de uma força narrativa envolvente e corajosa para dar voz a uma nação sufocada pela ditadura e, ao mesmo tempo, apresenta uma indiscutível beleza gráfica.

Vale conferir.

Nenhum comentário: