sábado, 5 de junho de 2010

Quadrinhos ganham destaque fora das bancas

É impossível disassociar as revistas em quadrinhos das bancas de jornal espalhadas por todas as cidades brasileiras.

Porém, estes pontos parecem perder espaço para um fenômeno relativamente recente: a venda de gibis em livrarias. Nos Estados Unidos, a migração das bancas para as lojas especializadas, as comic shops, aconteceu a partir da década de 1980.

Embora não haja certeza de que os quadrinhos em bancas de jornal estejam com os dias contados também no Brasil, é cada vez mais comum encontrar setores específicos para quadrinhos nas grandes livrarias, principalmente com a consolidação do mercado de nicho para as edições encadernadas, algumas de capa dura, arcos completos de histórias e, importante, preço maior.

Prova disso, é o último informativo impresso veiculado pela megastore Livraria Cultura abordando exclusivamente seus lançamentos de quadrinhos.

Dividido em diferentes seções, o informativo situa o interessado de acordo com cada estilo, como "Grandes Tiras", para personagens nascidos nos jornais; "Grandes Heróis", para super-heróis; "Grandes Clássicos", com adaptações literárias, homenagens e autores consagrados; "Universo Alternativo", de quadrinhos adultos; e "Universo Brasil", com destaque para a produção nacional. Por fim, há dicas do "Além do Universo", sobre literatura sobre quadrinhos.

O informativo abre espaço para a divulgação de games, DVDs e CDs de trilhas sonoras que sejam relacionadas aos heróis dos quadrinhos. Embora seja uma peça publicitária, fica flagrante como os quadrinhos vêm, diariamente, consolidando seu espaço como produto literário.

Nenhum comentário: