quarta-feira, 2 de junho de 2010

Joe Quesada é promovido

A partir de hoje, o polêmico editor-chefe da Marvel passa a acumular também a função de Chief Creative Officer (algo como Diretor Criativo), o mesmo cargo que Geoff Johns conquistou recentemente na DC.

Quesada vai responder diretamente a Alan Fine, vice-presidente executivo e presidente do Comitê Criativo da Marvel Studios, e terá como responsabilidade “garantir que todas as atuações dos personagens e narrativas da Marvel mantenham-se fiéis à essência de sua rica história”.

Resumindo: Quesada vai supervisionar o uso dos super-heróis em todas as mídias em que forem utilizados no complexo de entretenimento que representa a Disney, atual proprietária da editora (isto inclui teatro, TV, publicações, animações e games), ao mesmo tempo em que terá participação ativa no desenvolvimento de todas histórias e roteiros para futuros filmes e desenhos animados.

“Estou honrado por assumir esta posição na Marvel Entertainment e por trabalhar com Alan para trazer a rica história da Marvel para uma nova audiência”, diz Quesada no anúncio oficial da editora. “Junto com os incríveis talentos aqui da Marvel, em todas as divisões, eu pretendo fazer da Marvel uma parte ainda maior da indústria de entretenimento e mostrar porque nós temos liderado a indústria por mais de 70 anos”.

Pode-se dizer o que quiser de Quesada, mas o fato é que nos dez anos em que vem exercendo o cargo de editor-chefe da Marvel ele não só segurou a liderança do mercado como ampliou a vantagem sobre a DC, aumentando em média cinco pontos percentuais o market share em termos de exemplares vendidos e de faturamento.

Penso que é isso que uma empresa quer de seus executivos, certo? Resultado. Isto explica porque Quesada foi mantido pela Disney após a aquisição em setembro de 2009 e, agora, promovido.

3 comentários:

Mister Quadrinhos disse...

Para mim o Quesada é uma piada de mau gosto, e manter as características dos personegens só dando risada.

Anônimo disse...

Se Quesada é bom ou ruim, batsa darmos uma olhada nas vendas da Marvel todo mês...ela sempre dá de goleada na DC...é só ver a quantidade de títulos dela e os da DC entre os 10 mais...
Santiago

TSalvatore disse...

Acho que questão ai não é apenas vender revistas, mas como ele dará o devido tratamento aos heróis dos quadrinhos em outras mídias como cinema e games.

Se foi posto no cargo, imagino que os executivos da Disney estejam satisfeitos com o seu trabalho.

Vamos descobrir em breve.