sexta-feira, 16 de abril de 2010

Livro Super-Heróis nos Desenhos Animados em pré-venda

Em mais uma incursão no segmento de livros, o núcleo da revista Mundo dos Super-Heróis lança agora Super-Heróis nos Desenhos Animados.

Escrito pelo jornalista, crítico de cinema e colaborador da revista André Morelli, a obra reúne resenhas, curiosidades e fichas técnicas de 200 animações, desde o Superman produzido pelos irmãos Fleischer nos anos 40 até o recente Batman: Os Bravos e os Destemidos.

Super-Heróis nos Desenhos Animados é ilustrado com mais de 1.400 imagens, selecionadas de um total de 18 mil. Este é o segundo lançamento da coleção Biblioteca Mundo dos Super-Heróis (o anterior foi Super-Heróis no Cinema e nos Longas-Metragens de TV, também de autoria de Morelli).

Para contar como foi o processo de criação, André Morelli concedeu esta breve entrevista ao Papo de Quadrinho:

1) Quanto tempo o livro demorou para ficar pronto?
Cerca de um ano de trabalho pesado e divertido, feito durante os intervalos da Mundo dos Super-Heróis.

2) Quais foram os critérios de seleção na escolha dos desenhos?
Seria impossível escrever sobre um assunto tão amplo sem definir critérios. Assim como no livro sobre cinema, o guia de animações tem como foco os super-heróis, tanto os adaptados de outras mídias quanto os criados para os desenhos animados; tanto os "sérios" quanto os humorísticos. E ainda sobrou espaço para séries clássicas de aventura, como Jonny Quest.
Não incluímos no livro longas-metragens ou material produzido diretamente para o mercado de DVDs. A única exceção foi a série animada do Superman, produzida para os cinemas em 1941. Um clássico como esse não poderia ficar de fora. E não citamos nenhum anime; os desenhos japoneses merecem um livro só deles.

3) Quantos desenhos você assistiu e quantos entraram no livro?
O livro tem mais de 200 séries resenhadas. Agora, responder a outra pergunta é difícil. Quando era garoto, tentei catalogar todos os desenhos que assistia. Desisti da contagem ao chegar nas 500 animações, e até hoje acompanho os novos lançamentos.

4) Teve algo que você levantou nas suas pesquisas que o surpreendeu?
Foi interessante perceber quantos profissionais dos quadrinhos também trabalharam com animações. Alex Toth é o mais conhecido, mas até o Jack Kirby colaborou com muitos desenhos dos anos 80, como Thundarr, o Bárbaro. Aliás, a série do Thundarr também contou com o trabalho do Alex Toth e roteiros do Steve Gerber, que escreveu durante décadas para a Marvel e a DC.

5) Quais foram as maiores dificuldades para concluir o livro?
Existe muito material de pesquisa sobre animação, tanto no Brasil quanto no exterior. Mas muitas vezes os dados técnicos não batem. Checar e cruzar as informações de 200 animações foi uma tarefa demorada, mas o resultado valeu a pena. Outra dificuldade foi conseguir imagens com boa resolução de animações mais antigas. Se não fosse a ajuda de alguns colecionadores espalhados pelo Brasil, muitos desenhos teriam sido cortados do projeto final.

Super-Heróis nos Desenhos Animados tem 164 páginas, capa e miolo coloridos, formato 26,6 x 20,6 cm e preço de R$ 49,90. Quem quiser, pode garantir seu exemplar em pré-venda por R$ 37,90 no site da editora.

3 comentários:

Haroldo do Vale Junior disse...

sou a cada dia que passa mais fã do Morelli.

espero que a coleção não pare por aqui e que ele continue a frente do que virá!

Meus parabéns!

Tyr Quentalë disse...

venha o livro com os hérois dos Animes, pois há muito material interessante.
A capa do livro me cativou um bocado, pois bateu o maior saudosimo. Acho que vou tentar adquirir um livro, apenas para mostrar para o meu filho as diferenças que existem entre os heróis da minha época e os heróis da época dele.

Társis Salvatore disse...

Acho que foi uma decisão acertada dividir os heróis sem misturar aos desenhos japoneses, que por si só, precisam de um livro próprio.

No mais, estou ansioso para ver o livro.

abs!